Foi um ano especial para a ginasta Bárbara Domingos, de 19 anos. E que foi coroado na última terça-feira com o Prêmio Brasil Olímpico de Melhor atleta da Ginástica Rítmica do país. A premiação é feita pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Não para menos. A ginasta, que treina no Clube Agir, no Capão da Imbuia, e tem o apoio da Prefeitura, por meio do Programa de Incentivo ao Esporte, colecionou pódios e resultados expressivos este ano.
Entre eles, a medalha de prata medalhas nos Jogos Pan-Americano de Lima (Peru), na prova de fita, e o melhor resultado da história da ginástica rítmica nacional em mundiais, com a 31º colocação na disputa individual no Mundial de Baku.
“Não sabia que poderia ter alcançado a melhor campanha. Olha só que privilégio! Com 19 anos, sei que ainda tenho muito a evoluir, mas o que já adquiri de bagagem, de experiência, foi muita coisa”, disse a ginasta.
Ela também conquistou uma medalha de ouro, duas pratas e dois bronzes no Campeonato Sul-Americano de Bogotá (Colômbia). “É a coroação do trabalho de um trabalho bem feito. Nos sentimos premiadas ao vê-la receber o Prêmio Brasil Olímpico”, fala a coordenadora técnica e técnia do Clube Agir, Márcia Cristiane Moura Naves.
O clube tem uma equipe de 32 ginastas e uma escolinha com 110 meninas. No grupo, outras garotas também conquistaram resultados expressivos em competições internacionais – Sul-americanos, Panamericanos e Mundiais - em suas categorias. “Nos incentiva a seguir neste caminho".
Homenagem aos atletas brasileiros
O Prêmio Brasil Olímpico deste ano foi realizado na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro (RJ), reunindo os principais atletas nacionais, em uma cerimônia marcada pela celebração à campanha histórica do Time Brasil nos Jogos Pan-americanos Lima 2019 e pela proximidade dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.
O Prêmio Brasil Olímpico elegeu o melhor atleta em cada modalidade olímpica e homenagecou Oscar Schmidt, maior cestinha da história do basquete (49.737 pontos) com o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, destinado a personalidades do esporte.
Reconhecimento local
Este ano, Bárbara recebeu da Prefeitura de Curitiba a Ordem da Luz dos Pinhais, homenagem feita a curitibanos, de nascimento ou adoção, por sua contribuição ao engrandecimento da cidade e do bem-estar de seus habitantes.Ela também concorre ao Mérito Esportivo de Curitiba.
Vaga olímpica
Após receber a premiação, Bárbara embarcou para Aracaju (SE), para os treinos com a seleção brasileira. A equipe se prepara para Pan-Americano de Ginástica Rítmica dos Estados Unidos, em maio de 2020, última chance de classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio.