Um ano depois, a mãe repete o gesto da filha. O aniversário era da cuidadora de idosos Josiane Mazepa, mas os presentes foram para o Hospital Municipal do Idoso: mais de 400 itens de higiene para os pacientes mais humildes.
Natural de Curitiba, Josiane mora em North Port, na Flórida (EUA). Ela veio celebrar o 50º aniversário com os familiares brasileiros, mas transformou a festa em uma ação solidária em benefício dos pacientes do hospital.
A cuidadora mora com o marido nos Estados Unidos há mais de 20 anos. Em 2022, a filha do casal, Giovanna, festejou seus 15 anos no Brasil e pediu doações para o hospital em vez de presentes.
Na época, com orgulho, Josiane revelou que a ideia partiu da própria filha. “A gente sempre se preocupou em passar para ela a importância de valores como a solidariedade”, disse a cuidadora.
A escolha pelos idosos internados teve um contexto pessoal: além de trabalhar como cuidadora, Josiane tem uma amizade antiga com uma funcionária do hospital.
Férias
A visita ao país natal é sempre cercada de ansiedade em rever amigos e parentes. “Aproveitamos o período de férias escolares da minha filha e viemos comemorar o meu aniversário”, contou a curitibana.
Para retribuir o carinho pela amiga que veio de tão longe, os convidados queriam saber como presenteá-la. A ideia então foi trocar os presentes por doações de produtos de higiene pessoal para os pacientes necessitados do hospital.
“Somos muito abençoados e queríamos retribuir fazendo o bem sem olhar a quem”, revelou Josiane.
Ela também ponderou aos familiares que não fazia sentido levar presentes nas bagagens, o que geraria custos extras no transporte.
A festa de aniversário de Josiane aconteceu no último sábado (29/7). Entre os itens arrecadados, fraldas descartáveis, escovas de dente, lenços umedecidos, sabonetes líquidos, xampus, condicionadores e hidratantes corporais.
Os produtos foram direcionados ao setor de Serviço Social do hospital, que fará a distribuição aos pacientes que necessitarem.
Feas
O Hospital Municipal do Idoso é administrado pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), ligada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Também é responsável pela gestão do Hospital do Bairro Novo, do programa de atenção domiciliar Saúde em Casa, de 13 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e da Unidade de Estabilização Psiquiátrica (UEP) Casa Irmã Dulce.
A Feas ainda administra as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Tatuquara, Boqueirão, Fazendinha e CIC, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Central de Transporte Sanitário e a Central de Teleatendimento.