O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, visitou na noite desta terça-feira (22/4) o set de filmagem do longa-metragem A Arte do Roubo, dirigido pelo cineasta curitibano Marcos Jorge. A visita aconteceu nas instalações do Circo da Cidade, equipamento da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) no bairro Alto Boqueirão e um dos cenários principais da trama, assim como o Museu Oscar Niemeyer e uma associação de catadores de recicláveis.
Conheça curiosidades sobre Beethoven, o homenageado da Orquestra de Câmara de Curitiba
Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
O filme de ação, repleto de efeitos especiais, está sendo gravado em Curitiba há cerca de 20 dias. A Arte do Roubo tem estreia prevista para o próximo ano e conta com grandes nomes no elenco, como Bukassa Kabengele, Débora Nascimento, Carla Diaz e Reynaldo Gianecchini, além dos curitibanos Fábio Medeiros, Otávio Silvestre e Jana Matter. “Eu prestigio muito os atores curitibanos. A cidade tem uma riqueza de profissionais, bons atores, uma galera incrível”, destacou o diretor.
“Queremos cada vez mais fortalecer a Curitiba Film Commission, atrair produções, gerar empregos e promover nossa cidade como polo de cinema e criatividade”, afirmou o prefeito, ao lado do presidente da FCC, Marino Galvão Júnior, e da presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Juliana Midori. A Curitiba Film Commission é o órgão municipal que incentiva, facilita e apoia a produção cinematográfica, televisiva ou publicitária na cidade.
Disney
A produção, realizada para a Disney, acompanha a história de Alice (Débora Nascimento) e Lia (Carla Diaz), duas artistas de circo idealistas que acabam sendo manipuladas pelo inescrupuloso Wagner (Reynaldo Gianecchini). Cerca de 1.500 pessoas estão envolvidas na produção, entre elenco, equipe técnica, dublês, mais de mil figurantes e profissionais de pós-produção.
Durante o encontro com o prefeito, Marcos Jorge destacou a infraestrutura e o acolhimento que Curitiba oferece às produções audiovisuais, classificando a cidade como um ambiente facilitador para filmagens. “Seria inviável, por exemplo, rodar um filme como esse com o mesmo orçamento em cidades como São Paulo”, ressaltou.
Doutor Monstro vem aí
Conhecido pelos premiados Estômago e Estômago 2, Marcos Jorge também filmou em Curitiba, no ano passado, o longa Doutor Monstro, baseado em uma história real ocorrida em São Paulo. O filme será lançado no segundo semestre deste ano.
Inspirado no julgamento de 2008 do médico Farah Jorge Farah, cirurgião plástico que confessou o assassinato e esquartejamento de uma paciente, Doutor Monstro é protagonizado por Taís Araújo, que interpreta a promotora de Justiça fictícia Claudia Ferreira, responsável por conduzir o caso na trama.