Curitiba vai ser a primeira cidade do Sul do Brasil a receber os sensores com inteligência artificial (IA) do projeto AirView+, uma iniciativa internacional do Google para monitorar a qualidade do ar em tempo real. Os testes com a tecnologia serão realizados durante um ano, sem custos para o município, e deverão começar em junho.
O prefeito Eduardo Pimentel se reuniu com representantes da empresa no Brasil, nesta quinta-feira (27/3), no Smart City Expo Curitiba 2025, e confirmou a adesão da Prefeitura ao programa global para mapear áreas críticas, rastrear poluentes e fornecer informações em tempo real que subsidiem a criação de políticas públicas mais assertivas e que fortaleçam a educação climática.
“Curitiba já é referência nacional no combate à poluição do ar com iniciativas do PlanClima (Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba), como nossos 52 parques e a aposta no transporte público, com investimentos nos novos Inter 2 e BRT Leste-Oeste. Com o AirView+ do Google, poderemos avançar na forma como usamos tecnologia, pois os sensores poderão ser integrados ao Hipervisor Urbano, transformando os dados de poluição atmosférica em ações concretas para tornar Curitiba ainda mais resiliente e sustentável”, destacou Eduardo Pimentel.
O Hipervisor Urbano, vinculado ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), é uma plataforma de compartilhamento de dados capaz de coletar, processar e distribuir informações, para gerir serviços em tempo real e planejar políticas públicas da Prefeitura.
A tecnologia AirView+ foi desenvolvida pela startup indiana Aurassure, especializada em soluções inovadoras ambientais, e utiliza inteligência artificial nos sensores de baixo custo para processar e integrar os dados coletados. Atualmente, no Brasil, Rio de Janeiro e Recife já usam o AirView+, que começou a ser avaliado mundialmente em 2020 na Índia. No país asiático, 150 cidades receberam 800 sensores.
"Ficamos muito felizes de ter Curitiba participando deste programa, que deve ter no total dez cidades brasileiras. Com o AirView+ buscamos colaborar com gestores públicos de cidades, fornecendo insights para ações concretas que melhorem a qualidade do ar", declarou Michael Freitas Mohallem, líder de Negócios Governamentais e Políticas Públicas do Google no Brasil.
A Google irá disponibilizar cinco sensores que deverão ser instalados em diferentes regiões de Curitiba. Os locais serão definidos pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e pelo Ippuc. Todos os custos de instalação e treinamento serão custeados pelo gigante de tecnologia durante o período de teste.
“Ao conectar os dados do AirView+ com o Hipervisor Urbano, podemos aprimorar a análise em tempo real das condições ambientais da cidade, subsidiando, ainda mais, nossas decisões. A poluição do ar impacta diretamente a saúde e a mobilidade, então, a combinação dos dados coletados pelos sensores e a análise do Hipervisor permitirá um planejamento mais eficiente e ações mais assertivas para mitigar impactos negativos na população”, avaliou Marilza Dias, secretária municipal do Meio Ambiente.
Outro desdobramento promissor do projeto poderá ser o impacto na educação e na formação dos alunos da rede municipal e da comunidade, visto que os dados coletados poderão fomentar a educação ambiental nas escolas municipais. “Queremos que essa iniciativa desperte o interesse dos estudantes pelo meio ambiente e pelas soluções tecnológicas aplicadas à sustentabilidade”, afirmou Marco Carneiro, head de Negócios Governamentais e de Políticas Públicas do Google no Brasil. Por isso, inclusive, em Recife (PE) os sensores foram instalados em escolas municipais.
Google for Education
A Prefeitura de Curitiba e o Google já têm tradição de parceria em serviços públicos. Desde 2017, a rede municipal de ensino da capital utiliza recursos do Google for Education, plataforma de serviços de educação do Google. A parceria com a empresa, que não tem custos para o município, oferece recursos para uso dos professores no planejamento e nas atividades em sala de aula, através da plataforma G Suite for Education, que inclui os aplicativos Sala de Aula, Gmail, Drive, Calendário, Docs, Planilhas, Formulários, Slides, entre outros.
Além disso, professores e estudantes têm a possibilidade, através do Google Expedições, de “fazer” viagens virtuais a diferentes partes do mundo, através do Google Maps, Earth e Street Views, que possibilitam explorar conteúdos de História e Geografia de um jeito inovador, levando crianças e adolescentes em explorações pela Terra, Lua, oceanos ou até mesmo a região da escola, do bairro.
Também participaram do encontro o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, os secretários municipais Marcelo Fachinello (Governo), Almir Bonatto (Urbanismo) e Marc Sousa (Comunicação), o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, e Andrea Rodacki, executiva de contas do Google.
O Smart City Expo Curitiba 2025, organizado pelo iCities, hub de inovação com sede na capital, conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Paraná e a chancela da Fira Barcelona, um dos mais renomados organizadores de eventos do mundo.