Curitiba vai ser sede de uma competição esportiva inédita no Brasil. Nesta quarta-feira (28/8), o prefeito Rafael Greca anunciou a realização dos Jogos Brasileiros para Transplantados.
A competição será feita nos dias 21 a 24 de novembro e vai reunir esportistas do Brasil inteiro que passaram por algum transplante de órgão. Serão quatro modalidades: natação, tênis, atletismo e corrida de rua.
“Esses jogos são uma ideia muito bonita, muito inteligente. Fazer outra pessoa viver com um órgão transplantado é muito bonito”, afirmou o prefeito Rafael Greca.
Os Jogos Brasileiros para Transplantados serão coordenados pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), com apoio e cooperação técnica da Associação Brasileira de Transplantados (ABTx). A competição já tem uma edição latino-americana e também mundial e agora Curitiba será a pioneira em um campeonato nacional.
O diretor regional da ABTx Paraná, Rodrigo Swinka, explicou que o principal objetivo é a conscientização sobre doação de órgãos. Um doador de órgão pode salvar até oito vidas.
"Queremos divulgar o assunto e conversar com as famílias sobre o desejo de doar órgãos”, explicou Swinka, que recebeu um rim doado pela mãe há 20 anos e já participou dos jogos Latino-americanos para Transplantados, no ano passado.
“É preciso falar da importância da doação de órgãos para que a vida continue em sua plenitude, mesmo depois da nossa morte”, disse Greca.
Os órgãos que podem ser doados são córneas, rins, coração, pulmão, fígado, ossos, tecidos (pele) e medula óssea.
Competição
As inscrições para participar dos Jogos Brasileiros para Pessoas Transplantadas são gratuitas e serão abertas em setembro. Poderão ser feitas pelo site www.abtx.com.br.
Dentre os principais benefícios da atividade física estão o combate ao excesso de peso; a melhora na autoestima; diminuição da depressão, estresse e cansaço; aumento da disposição; fortalecimento do sistema imune; melhora da força e resistência muscular; fortalecimento de ossos e articulações; diminuição do risco de doenças cardiovasculares.
“A prática de exercícios físicos também ameniza o efeito colateral de vários medicamentos”, explicou Rodrigo Swinka.
Acompanharam o anúncio dos Jogos Brasileiros para Transplantados o vice-prefeito Eduardo Pimentel, a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein, o diretor de Esportes, Carlos Pijak Jr., o diretor do departamento da Juventude, Mário Augusto Fontoura Junior, o gestor público da Smelj, Hideo Garcia, e a assessora do gabinete do prefeito, Cynthia Juraszek Maia Batista.
Locais
As competições serão feitas em diferentes locais de Curitiba, a maioria em locais públicos administrados pela Prefeitura
Natação – Praça Oswaldo Cruz
Tênis – Centro de Esporte e Lazer (CEL) Xaxim
Atletismo – Universidades Positivo e UFPR