Pela primeira vez no Brasil, Curitiba vai sediar a Conferência Regional da Educação Superior da América Latina e Caribe 2023, promovida pela Unesco. Os detalhes foram definidos em uma reunião nesta terça-feira (10/1), no gabinete do prefeito Rafael Greca que contou com a presença do reitor da Universidade de Ponta Grossa, Miguel Sanches Neto; o pró-reitor de graduação da UEPG, Miguel Arcanjo; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra e o assessor de Relações Internacionais, Rodolpho Zanin Freijó.
“A ideia é receber o congresso em uma cidade inteligente de forma inteligente, sem construir um Centro de Convenções. Os espaços culturais da área central da cidade servirão para hospedar os reitores e professores de todas as universidades da América do Sul e Caribe”, declara Greca.
O congresso a ser realizados de 8 a 10 de novembro, vai reunir cerca de 1500 participantes, sendo 300 reitores vindos de todos os países da América Latina e Caribe. Em parceria com a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado, o evento será centralizado no Centro Histórico da cidade, ocupando espaços como o Teatro Guaíra, Capela Santa Maria, Prédio histórico da UFPR e Reitoria, Cine Passeio, o Paço da Liberdade e Biblioteca Pública do Paraná e a Secretaria de Estado da Cultura, no auditório Brasílio Itiberê.
Pacotes de turismo e passeios
Aos participantes serão oferecidos pacotes especiais de hotelaria, de viagem de trem para Paranaguá e de avião a Foz do Iguaçu. Passeios turísticos em Curitiba a diversas atrações, como o Largo da Ordem, o Jardim Botânico, na Fazenda Urbana, no Memorial Paranista João Turin, Ópera de Arame, Parque Tanguá e Museu Oscar Niemeyer.