Curitiba vai participar pela primeira vez do desafio Students Reinventing Cities, uma competição global organizada pelo C40, Rede de Grandes Cidades para Liderança Climática, da qual a capital faz parte.
A competição é direcionada para estudantes universitários de todo o mundo e consiste em que os participantes elaborem um projeto de revitalização de determinada região da cidade. Serão considerados vencedores os participantes que apresentarem as melhores propostas para regenerar as áreas urbanas.
No caso de Curitiba, o ponto focal escolhido foi a toda área do Engenho da Inovação do Vale do Pinhão, no bairro Rebouças.
Prazos
O desafio está no ar desde o dia 28/11 e pode ser acessado através desse site.
Os trabalhos podem ser inscritos até 21/3 de 2024. No mesmo endereço, os participantes podem acompanhar as demais fases da competição, que vai selecionar os projetos vencedores em julho de 2024. O anúncio dos vencedores acontecerá no mês de setembro.
“Esta é uma boa oportunidade para que os estudantes e universidades compartilharem suas visões e ideias para implantar em uma área da cidade, levando em conta conceitos inovadores e sustentáveis”, disse o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur.
O trabalho vencedor vai receber certificado oficial assinado pelo prefeito Rafael Greca e pelo diretor executivo do C40, além de participar de um vídeo patrocinado pela C40 e cobertura em campanhas de comunicação locais e globais e do site C40 Reinventing Cities.
Voz aos jovens
Podem participar do Students Reinventing Cities estudantes universitários de todas as idades e jovens (18 a 28 anos) que formem equipes multidisciplinares ao redor do mundo.
De acordo com a Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, o objetivo é dar voz aos jovens sobre o planejamento sustentável e inclusivo para reimaginar espaços urbanos que tragam melhoria da qualidade de vida e se alinhem às prioridades da cidade.
Enfrentamento à crise climática
A rede C40 (Rede de Grandes Cidades para Liderança Climática) é um grupo que conecta prefeitos de quase 100 cidades no mundo, além de líderes de diversos setores da sociedade para discutir medidas urgentes e de grande impacto no enfrentamento da crise climática. A rede representa mais de 582 milhões de pessoas e reflete um quinto da economia global.
Os prefeitos das cidades C40 estão comprometidos em usar uma abordagem inclusiva, baseada na ciência, e colaborativa para reduzir sua parcela justa de emissões pela metade até 2030, ajudar o mundo a limitar o aquecimento global a 1,5°C e construir comunidades saudáveis, equitativas e resilientes.