Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Smart City Expo Curitiba 2025

Curitiba vai continuar a ser referência em transporte coletivo, diz Eduardo Pimentel na abertura de Fórum Nacional de Mobilidade

Prefeito Eduardo Pimentel com o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, e secretários de mobilidade do Brasil, participa da abertura do 120° Fórum Nacional de  Secretários,  Secretárias e Dirigentes de Mobilidade Urbana. Curitiba, 26/03/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM

O prefeito Eduardo Pimentel abriu, nesta quarta-feira (26/3), o 120º Fórum Nacional  de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, que acontece no Smart City Expo Curitiba, na Ligga Arena. O prefeito destacou que a ideia é fazer com que Curitiba continue a ser referência no transporte coletivo do país com integração metropolitana, descarbonização da frota e grandes investimentos em infraestrutura e eficiência.

O prefeito fez um apanhado dos principais projetos em andamento no transporte coletivo de Curitiba, como o Novo Inter 2 e o Ligeirão Leste/Oeste e programas de redução de tarifa, como o Domingão Paga Meia, que oferece passagem a R$ 3, com redução de 50% aos domingos e feriados, e o Tarifa Zero a Caminho do Emprego, que oferece passagem gratuita para quem está à procura de uma colocação no mercado de trabalho. E também destacou o projeto da nova concessão do transporte coletivo.

“Estou muito feliz de estar aqui, discutindo o futuro do transporte público e do trânsito. Curitiba tem pela frente um dos seus maiores desafios, que é o novo contrato de concessão do transporte coletivo, uma janela de oportunidade para que possamos oferecer cada vez mais um serviço de qualidade, com deslocamentos em menor tempo e com frota sustentável.  faremos isso com respeito e diálogo com a população, através das audiências públicas, que devem ocorrer até metade do ano”, disse.

O Fórum de Mobilidade reúne, até amanhã (27/3), especialistas das áreas de transporte coletivo e trânsito do país e vai discutir temas como a Política Nacional de Mobilidade Urbana, modelos de aquisição de ônibus e o andamento do PAC da Mobilidade, segurança no trânsito, fiscalização eletrônica de velocidade e papel das escolas públicas de trânsito.

A uma plateia de cerca de 200 especialistas, o prefeito também falou sobre a busca de maior segurança no trânsito, com medidas como redutores de velocidade, radares e sinalizadores de LED no piso para pedestre em cruzamentos movimentados.

Plano Nacional de Mobilidade

Pimentel também destacou a importância do diálogo entre o governo federal e os municípios principalmente dentro do projeto do Plano Nacional de Mobilidade Urbana, aprovado no Senado e que vai ser apreciado na Câmara dos Deputados. Segundo o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, o Fórum tem papel importante no debate do projeto, principalmente em relação ao custeio das gratuidades, que deixam de ser atribuição somente dos municípios. “O Plano traz avanços e mudanças que precisam ser discutidas com os municípios. E o Fórum tem a missão de levar luz sobre essas questões para os municípios, que também vão debater o tema nos Fóruns regionais, que começam em maio", afirmou.

O secretário nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia, destacou que o Fórum é importante para discutir desafios importantes para o setor. “Financiamento de obras estruturantes e para renovação de frota, substituição dos ônibus a diesel pelos elétricos, novo marco legal que vai melhorar muito o transporte público são alguns deles. Mas também a oportunidade para pensar no médio e longo prazos os grandes investimentos que o país precisará fazer nas grandes regiões metropolitanas, o que abre espaço para um ciclo de investimentos com grandes projetos de concessões e parcerias público-privadas”, completou.

Mobilidade, segurança no trânsito, fiscalização eletrônica de velocidade e papel das escolas públicas de trânsito, além do debate sobre a liberação de mototáxi, são temas que também serão discutidos no Fórum. Promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e pela Urbs, é um espaço para compartilhamento de dúvidas e experiências e proposição de estudos e projetos, com foco na melhoria da qualidade da mobilidade urbana, dos transportes e do trânsito.

Também participaram da abertura do evento: Adrualdo Catão (secretário nacional de Trânsito - Senatran) ; Renato Telles (presidente do Fórum Nacional de Secretárias, Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana); Givaldo Vieira (presidente da Associação Nacional dos Detrans) ; Luiz Carlos Néspoli Branco (superintendente da ANTP); Adriano Furtado (presidente do Detran/PR); Claudio Senna Frederico (vice-presidente da ANTP); Bruno Pessutti (superintendente de Trânsito de Curitiba); e Beto Marcelino (presidente do Smart City).

O evento ocorre em paralelo ao Smart City Expo Curitiba 2025, que deve reunir mais de 20 mil participantes, entre gestores públicos, especialistas, representantes do setor privado e acadêmicos, vindos de mais de 600 cidades e 80 países. Organizado pelo hub de inovação iCities, tem apoio da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Paraná e a chancela da Fira Barcelona, organizadores de eventos de cidades inteligentes pelo mundo.