Curitiba ultrapassou a marca de 900 km de ruas com asfalto novo - extensão equivalente à distância entre a capital paranaense e a cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais.
O número foi comemorado nesta terça-feira (15/8) pelo prefeito Rafael Greca durante vistoria à obra da Rua Diogo Mugiatti, acesso ao bairro Boqueirão e uma das 1.584 vias já contempladas pelo programa Asfalto Novo da Prefeitura.
“Estamos em frente à Igreja de Nossa Senhora da Visitação, com moradores do bairro Boqueirão, celebrando os 900 quilômetros de asfalto colocados na paisagem de Curitiba nessa gestão dos 330 anos da cidade. Na Rua Diogo Mugiatti são 3 quil}ometros”, disse Greca.
Somente nos bairros Boqueirão, Alto Boqueirão, Hauer e Xaxim, que formam a Regional Boqueirão, são 149 ações já executadas ou em andamento, assegurando mais de 73 km de asfalto novo nas ruas.
O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) a partir de três modalidades de serviço: reciclagem do pavimento; fresagem e recapeamento; e pavimentação em asfalto em locais antes cobertos pelo saibro, sem nenhuma infraestrutura.
As intervenções são feitas para melhorar o trânsito, promover segurança, acessibilidade, mobilidade e interligar os bairros, mas também impulsionam a geração de emprego e renda, com a abertura de postos de trabalho. Em média, cerca de 40 profissionais trabalham na recuperação de uma rua.
Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas, ressalta a importância dessas melhorias para a população.
"As obras de manutenção da malha viária beneficiam toda a população, seja o morador da via ou aqueles que circulam por ela com mais conforto e segurança. São intervenções que refletem os esforços contínuos da Prefeitura de Curitiba em melhorar a infraestrutura urbana e proporcionar uma mobilidade mais eficiente para todos", afirma o secretário.
Rua Diogo Mugiatti
A requalificação da Rua Diogo Mugiatti foi solicitada pelos moradores da região no Fala Curitiba, programa do município que permite aos moradores apresentarem sugestões para melhorias na cidade. Foi a demanda que recebeu a maior votação na edição do ano passado nas audiências da Regional Boqueirão.
A Diogo Mugiatti recebe a manutenção do asfalto em 3.080 metros, desde a Rua Cascavel até o fim da via. Iniciada na segunda-feira (14/8), a recuperação acontece pelo método da reciclagem, no qual a camada de asfalto antigo é removida e transformada em uma base sólida para receber concreto e massa asfáltica, proporcionando um pavimento de qualidade superior.
Localizada entre a Rua Cascavel (também contemplada com asfalto novo a partir das demandas do Fala Curitiba) e a Rua Canal Belém, a Diogo Mugiatti dá acesso a diversos equipamentos públicos, incluindo a Unidade de Saúde Visitação e o Moradias Belém, as escolas municipais Germano Paciornick e Lapa, as praças Hermann Mathias Gorgen e Florimar Campelo, além de servir como passagem para o comércio local, condomínios residenciais, escolas privadas e igrejas.
Ao saberem da presença do prefeito na vistoria da obra os moradores foram ao encontro de Greca. As amigas Suerli Nunes e Loreci Caciatore, da diretoria do Instituto Mulheres em Ação, recordaram a participação dos moradores nas audiências promovidas pelo município que asseguraram a indicação da via no programa Asfalto Novo. "Foram muitas assinaturas recolhidas, abaixo-assinados, reuniões, mas o resultado é o melhor, a obra está acontecendo", disse Suerli.
"O coração velho bate de alegria. Nota dez para o Greca que tornou nosso sonho uma realizade", falou Loreci.
A obra já acabou com os buracos em frente à Escola Bastos Maia, que atende a 220 estudantes em turmas desde a educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental. Para agradecer as melhorias, a equipe pedagógica e os estudantes também foram ao encontro do prefeito. "É uma obra transformadora para o bairro. A via tornou-se muito movimentada nos últimos ano, o desenvolvimento trouxe a necessidade do asfalto novo que chega em boa hora para nossa segurança", disse Jaime Bastos Maia, diretor da escola.
Asfalto Novo
Desde o seu lançamento em 2017, o programa soma 1.884 ações de pavimentação já realizadas ou em andamento em 1.584 ruas da cidade, sendo que algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos.
A extensão total de Asfalto Novo é superior a 900 km, contemplando ruas dos bairros das dez administrações regionais da cidade. São 1.812 intervenções entregues (850.913 metros) e 72 em andamento (66.742 metros).
O critério de inclusão das vias no programa considera e prioriza ruas com equipamentos públicos, como unidades de saúde e escolas; aquelas que servem de ligação entre bairros e estão no itinerário do transporte coletivo; e, ainda, aquelas escolhidas pela população através do 156 e do Fala Curitiba.
Participaram da vistoria à obra os administradores regionais do Boqueirão, Ricardo Dias, do Portão, Gerson Gunha, de Santa Felicidade, Simone Chagas Lima; do Bairro Novo, Fernando Wernek, do Cajuru, Narciso D'oro, e da CIC, Raphael Keiji; o secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz; o secretário municipal de Esporte Lazer e Juventude, Carlos Pijak Júnior; o diretor da Unidade Técnica de Infraestrutura de Pavimento da Smop (Utip), Diego Prendin; e os vereadores Beto Moraes e Mauro Bobato
Destaques do programa Asfalto Novo
- Mais de 900 km alcançados
- 1.584 ruas contempladas, sendo 1.812 intervenções entregues (850.913 metros) e 72 em andamento (66.742 metros).
- 149 ações já executadas ou em andamento na Regional Boqueirão: são 73 km de asfalto novo nas ruas.
- Rua Diogo Mugiatti: 3 km de asfalto novo.