A Prefeitura de Curitiba programou atividades especiais para comemorar o aniversário de 321 anos da cidade, no dia 29 de março. O próximo fim de semana, nos dias 29 e 30 de março, terá bolo gigante, entrega de área verde, reabertura da Pedreira Paulo Leminski e muita diversão em todas as administrações regionais da cidade.
No dia 29, a festa começa às 9 horas, quando será entregue à cidade o Parque Guairacá, com 120 mil metros quadrados, localizado na Vila Rigoni, na Regional Portão, às margens do Rio Barigui.
Também no sábado está programada uma festa no Parque Barigüi, das 10h às 17 horas, com entrada livre. São 20 brinquedos infláveis, shows culturais, música e um bolo gigante para 5 mil pessoas, que será cortado às 16 horas, após cantar o “Parabéns” à cidade de Curitiba.
O palco principal apresenta o grupo de dança Guerreiros, com bailarinos de hip-hop com deficiência; e tambores de taikô do grupo Wakaba. Em todo o parque haverá recreação com monitores, campeonatos esportivos e cinema móvel.
A Praça da Cidadania, montada no Parque Barigüi, oferecerá gratuitamente serviços à população. As secretarias municipais terão atividades e orientações, como cuidados para a saúde da mulher e do homem, consumo responsável, meio ambiente, coleta seletiva, orientações sobre como terem uma vida mais saudável e apresentações culturais. Para as crianças haverá atividades recreativas, como brinquedos, contadores de história, oficina de desenho infantil, pintura de rosto e brinquedos infláveis, mini quadra de vôlei com o apoio do Instituto Leões do Vôlei – projeto patrocinado pelos jogadores Giba e Emanuel.
Outro evento de empresa privada marcará a data de aniversário da cidade. A pedreira Paulo Leminski será reaberta no dia 29, com o show do cantor Roberto Carlos.
Concerto
Em comemoração ao aniversário da cidade, a Camerata Antiqua de Curitiba apresentará o concerto de abertura da temporada com a peça Missa Lord Nelson, de Joseph Haydn. Na sexta, 28 de março, as 20 horas na Capela Santa Maria e 29 de março, 18h30 na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. A regência é de Luís Otávio Santos.
A Fundação Cultural está com uma programação festiva preparada neste mês de março, que inclui contação de história, roda de leitura, festival de filmes na Cinemateca com temas relativos à cidade, além de um workshop teatral (Veja mais sobre a programação dos espaços culturais da cidade no site www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br)
A estátua do Homem Nu, na Praça 29 de Dezembro, vai ser objeto de uma performance de arte digital na noite de 29 de março. A superfície da obra de Erbo Stenzel servirá como suporte para a projeção de grafismos e elementos 3D, fruto da parceria entre a empresa Connect Net com os artistas Pericles Victor (VJ Picles) e Emanuel (Iluminous). A intervenção será realizada das 19h às 24 horas.
Festa nas regionais
Nas administrações regionais da cidade haverá atividades esportivas, recreativas e culturais para a comunidade, das 10h às 17 horas. As festas das regionais do Boqueirão e Pinheirinho serão realizadas nas ruas da Cidadania e, na regional Matriz, na Rua 15 de Novembro.
A Administração Regional do Boqueirão comemorará 19 anos no dia 29 e para marcar a data recebe o projeto Justiça nos Bairros. Diversos serviços públicos serão oferecidos para a comunidade, além de um casamento coletivo, as 18 horas.
No dia 30, domingo, das 13 às 18 horas, os festejos do aniversário de Curitiba continuam. No Bairro Novo as comemorações serão no Portal do Futuro (Ginásio do Bairro Novo). O parque Bacacheri será o ponto de encontro dos moradores da regional Boa Vista e, no Parque do Peladeiro haverá festa para a comunidade do Cajuru. A Regional CIC vai se reunir na Praça da União (Rua Senador Accioly Filho, esquina com a Rua Sebastião Ribeiro Batista).
Para as crianças do Alto Boqueirão, o Circo da Cidade estará aberto no dia 29, sábado, as 15 horas, para o projeto “Trash Circus – A história da sra. Madame”, na lona Zé Preguiça (na Rua Benedicto Siqueira Branco, s/nº). O circo ainda promoverá oficinas circense com estudantes de escolas das administrações regionais.