Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Atendimento especializado

Curitiba terá centro de referência em autismo pioneiro na América Latina

Prefeito Rafael Greca e à secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, recebem o diretor-geral do Hospital Mackenzie, Dr. Rogério Donato Kampa, que apresentou o projeto de um novo centro referência em autismo. Também estavam presentes o presidente da Cohab, José Lupion Neto, e o assessor jurídico do hospital, João Pedro Fruet Bettini Ribas Lupion. Curitiba, 16/04/2021. Foto: Hully Paiva/SMCS

 

A direção do Hospital Evangélico Mackenzie apresentou ao prefeito Rafael Greca e à secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, nesta sexta-feira (16/4), o projeto de um novo centro referência em autismo, que atenderá até 500 crianças. A proposta, pioneira na América Latina, está em fase de estruturação e tem como objetivo atender crianças e jovens desde o diagnóstico até a inserção no mercado de trabalho.

“O projeto é inovador e abrange diagnóstico, tratamento integrado e inserção social e no mercado de trabalho. Foi todo planejado pela nossa equipe”, explicou o diretor-geral do hospital, Rogério Donato Kampa, recebido no gabinete do prefeito, no Palácio Solar 29 de Março.

“É um serviço de neuropediatria de ponta, baseado no que existe em Atlanta, nos Estados Unidos, com fama mundial”, destacou o prefeito. “Esse projeto soma-se ao que a cidade já oferece, o Ambulatório Encantar e o Centro de Ensino Estruturado para o Transtorno do Espectro Autista. Curitiba se destaca por ser uma cidade amiga das crianças autistas”, completou o prefeito.

Também participaram o presidente da Cohab, José Lupion Neto, e o assessor jurídico do hospital, João Pedro Fruet Bettini Ribas Lupion.

Atendimentos da Prefeitura

Devido à pandemia da covid-19, o Ambulatório Encantar, da Secretaria Municipal da Saúde, atende de maneira remota. O TeleTEA é o serviço de atendimento telefônico para orientação e apoio a familiares, cuidadores e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante o período de isolamento domiciliar.

Funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (41) 3262-0579.

Saiba mais sobre o ambulatório.

Além do ambulatório da Saúde, a rede municipal de ensino também oferece atendimento especializado para crianças e estudantes com Transtorno do Espectro Autista.

Em setembro de 2019, Curitiba ganhou o Centro de Ensino Estruturado para o Transtorno do Espectro Autista (CEETEA) da Secretaria Municipal da Educação. O centro, pioneiro nesse modelo com ensino estruturado, funciona no 9º andar do Edifício Delta (Alto da Glória), sede da secretaria, e durante a pandemia tem feito os atendimentos no modelo remoto.

A prioridade de atendimento é avaliada por parte da equipe técnica e inclui entrevista com as famílias. A rede municipal tem 1,1 mil estudantes com Transtorno do Espectro Autista. São mais de 7,4 mil crianças e estudantes beneficiados com algum tipo de atendimento especializado.

O telefone do CEETEA é 3350 3119.

 

LEIA MAIS: