A Prefeitura de Curitiba preparou uma intensa programação para a Semana Nacional de Trânsito, que começou nesta segunda-feira (18/9) e vai até o dia 25 de setembro. Entre os destaques, estão abordagens educativas em bares e ruas da capital. Todas as ações serão coordenadas pela Superintendência de Trânsito (Setran), através da Escola Pública de Trânsito de Curitiba (EPTran).
As atividades tiveram início com a abertura oficial da semana na tarde desta segunda-feira (18/9), na sede da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal no Paraná (PRF-PR), em Curitiba, com a participação de órgãos de trânsito federais, estaduais e municipais, além de organizações da sociedade civil.
Representando Curitiba, a superintendente de trânsito Rosangela Battistella adiantou alguns dados do Relatórios do Programa Vida no Trânsito (PVT) que analisou os acidentes ocorridos em 2022 e que serão divulgados oficialmente nesta semana.
“Tivemos a felicidade em reduzir o número de mortes em acidentes de trânsito em 2022 em relação ao ano anterior. Após anos, também conseguimos reduzir de forma significativa o número de mortes de motociclistas”, adiantou Battistella.
Segundo ela, o desafio deste ano é evitar a morte de pedestres. “Estamos investindo em campanhas e em abordagens para que as pessoas respeitem a faixa de pedestres. Curitiba precisa também ser bom exemplo nessa prática de parar o veículo para que o pedestre atravesse com segurança”, reforçou a superintendente de trânsito.
Programação
Além das ações específicas desenvolvidas pela EPTran, serão realizadas ações conjuntas com outras instituições de trânsito pelo Comitê Trânsito Seguro, e com organizações como o Observatório Nacional de Segurança Viária e o Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).
Segundo o diretor da EPTran, Claudionor Agibert, a blitz educativa “Ajude seu anjo da guarda” é a grande novidade deste ano e será feita em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar). “O objetivo é conscientizar as pessoas dos perigos de dirigir depois de beber. O convite foi feito pela Abrabar e resolvemos atuar de forma educativa nesse trabalho”, explicou o diretor.
Segundo ele, as abordagens estão previstas para o fim de semana, no horário noturno, em que geralmente há um aumento de acidentes de trânsito envolvendo embriaguez ao volante.
Atividades programadas
19/9 - Terça-feira
9h - Abordagem educativa na Avenida Comendador Franco, após a Linha Férrea (Uberaba).
14h - Abordagem educativa na Avenida Wenceslau Braz, prox. Victor Hugo
20/9 - Quarta-feira
9h - Teatro no Centro de Educação Infantil Vila Real
9h - Abordagem educativa na Avenida Victor Ferreira do Amaral, próximo ao Pinheirão.
13h - Visita à Escola Pública de Trânsito de Curitiba, Público-alvo: Cuidadores de Idosos
14h30 - Abordagem educativa na Praça Rui Barbosa
21/9 - Quinta-feira
8h - Palestra para alunos do Cindacta
9h - Abordagem educativa na Avenida Anita Garibaldi, em frente ao Posto Arabian
14h - Palestra para alunos do Cindacta
19h - Abordagem educativa em bares
22/9- Sexta-feira
9h - Abordagem educativa na Rua Brigadeiro Franco x Rua Conselheiro Dantas
14h30 - Abordagem educativa na Praça Tiradentes
19h - Abordagem educativa em bares
23/9 - Sábado
8h30 - Abordagem educativa no Parque Barigui
19h - Abordagem educativa em bares
25/9 - Segunda-feira
9h - Abordagem educativa na Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 2.900.