O procurador municipal José Carlos do Nascimento, presidente da Comissão de Sindicância da Procuradoria Geral do Município (PGM), foi escolhido para compor a comissão julgadora do I Concurso de Boas Práticas da Rede de Corregedorias, promovido pela Controladoria Geral da União (CGU).
O concurso tem o objetivo de reconhecer iniciativas das corregedorias públicas que melhorem a apuração de responsabilidade de agentes públicos e entes privados. E que promovam inovação processual ou tecnológica no combate à corrupção.
Para a subprocuradora-geral do município, Rosa Maria Alves Pedroso, o convite para compor a comissão julgadora deve-se ao desempenho e presença de José Carlos do Nascimento em reuniões da CGU em Brasília.
“Nosso procurador tem participação ativa nas discussões sobre a implantação das controladorias municipais”, lembra a subprocuradora-geral.
O projeto de lei que cria a Controladoria Geral do Município (CGM) em Curitiba, proposto pela Prefeitura, está em tramitação na Câmara Municipal.
Reconhecimento à cidade
Nascimento, que já deu início à análise de algumas práticas inscritas no concurso, acredita que a sua escolha é uma deferência a Curitiba.
“A opção por um procurador de Curitiba atesta a seriedade da imagem da administração pública municipal perante a CGU”, diz.
“Pessoalmente, é uma honra participar de um concurso que privilegia o trabalho das comissões de sindicância e de processos. São iniciativas como esta que contribuem para o desenvolvimento das corregedorias no país”, completa o procurador.
O resultado final do I Concurso de Boas Práticas da Rede de Corregedorias deve sair em 5 de maio e a premiação está prevista para o dia 26 de maio.