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Balanço 2021

Curitiba tem 650km de ruas com asfalto novo e importantes obras viárias

Trincheira da Mário Tourinho melhora trânsito e mobilidade em trecho movimentado da capital. Curitiba, 15/06/2021. Foto: Pedro Ribas/SMCS

 

Além das obras de pavimentação que beneficiaram bairros de todas as regionais, 2021 foi marcado pela entrega do Lote 3.1 da Linha Verde, da Trincheira da Mario Tourinho e do início das intervenções na região da Cruz do Pilarzinho e na Rua Eduardo Sprada, na CIC.

Desde 2017, o Programa de Recuperação da Malha Viária, implantado pelo prefeito Rafael Greca, chegou a 650 quilômetros de obras já executadas ou em execução em 1.137 ruas. E uma nova programação vem por aí, com mais 81km de pavimentação em 40 bairros, asfalto novo para 160 ruas.

Outras conquistas da população em 2021 foram a correção geométrica na região da Cruz do Pilarzinho e na Rua Eduardo Sprada (CIC); e o desalinhamento de estações-tubo na Avenida República Argentina, para completar o trajeto do Ligeirão Norte-Sul até o Pinheirinho.

“É uma alegria livrar da poeira, dos buracos e da lama a nossa gente que conta agora com melhores caminhos. Estamos fazendo o que a população nos pediu pelo 156 e pelo Fala Curitiba (programa de audiências públicas)”, disse o prefeito Rafael Greca, enfatizando a importância das obras públicas no fortalecimento econômico de Curitiba após dois anos da pandemia da covid-19.

 

Programa de Recuperação da Malha Viária

De 2017 a dezembro de 2021 foram programadas 1.314 ações de pavimentação em 1.137 ruas (como há ruas que receberam melhorias em mais de um trecho, o número de ações ultrapassa a quantidade de vias). Até agora, são 1.289 intervenções já entregues e 25 em andamento, totalizando 650km de ruas com novo asfalto na cidade.

Na nova etapa do programa, lançada em 17 de dezembro para ser executada a partir de 2022, serão mais 81km de obras, em 168 trechos de 160 vias, assegurando mais qualidade de vida aos moradores de 40 bairros da cidade. O investimento será de R$ 114 milhões.

As ações de pavimentação priorizaram ruas com unidades de saúde e escolas; as que servem de ligação entre bairros e estão no itinerário do transporte coletivo; e, ainda, aquelas escolhidas pela população pelo 156 e Fala Curitiba. O maior volume de obras acontece em bairros afastados do Centro.

“No programa, 88% do asfalto novo estão em administrações regionais que não concentram bairros centrais. Ao passo que a Regional Matriz e seus 18 bairros centrais ficaram com 12% da extensão de asfalto novo”, disse Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.

Programa Asfalto no Saibro

Dentro do programa de recuperação da malha viária de Curitiba, o prefeito Rafael Greca instituiu ações de pavimentação asfáltica sobre o saibro, que acaba com a poeira e a lama e também implanta infraestrutura de drenagem (galeria de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio).

O programa Asfalto no Saibro tem cinco etapas de obras executadas. São 291 ações em 66km de ruas que receberam asfalto e infraestrutura de drenagem, em nove das dez administrações regionais.  

Entre as ruas alcançadas pelo programa em 2021 estão a José Scroccaro (Umbará), Carlos Muller (CIC), Ferdinand Otto Muller (Tatuquara), Mariópolis (Boqueirão), Melânia Visinoni (Campo Santana), Santo Rodrigues de Almeida (Santa Cândida), Idelzina Vaz (Alto Boqueirão), Dr. Plínio Gonçalves Marques (Pinheirinho), Jorge Dall'igna (Santo Inácio) e Fernando Corrêa de Azevedo (Santa Felicidade).

“Foram anos de espera, suportando poeira nos dias muito secos e lama nos dias chuvosos, mas fomos recompensados pela qualidade do serviço realizado”, avalia o empresário Henrique Cavicholo, morador da Rua José Scroccaro, no Umbará.

Um novo ciclo está em andamento, com a licitação de obras, e mais 86 ruas de saibro serão totalmente requalificadas.


Entrega de grandes obras viárias marcam 2021

O Departamento de Pavimentação atuou em outras obras viárias importantes, como a trincheira da Rua General Mário Tourinho, onde a via cruza com a Avenida Nossa Senhora Aparecida, no bairro Seminário, entregue à população em junho. A trincheira eliminou interferências de tráfego num trecho por onde chegam a circular 62 mil veículos por dia e que serve de itinerário para dez linhas de ônibus.

Esta é considerada a primeira grande obra do Novo Inter 2. O projeto financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) faz parte do Programa de Aceleração Econômica (PAC) Mobilidade Urbana de Curitiba e trará melhoria da infraestrutura viária, ampliando a capacidade de transporte dos atuais 155 mil passageiros para 181 mil passageiros (em duas linhas, Interbairros 2 e Inter 2).

Em novembro, como obras de complementação da trincheira, ruas do entorno foram requalificadas.

A Avenida Nossa Senhora Aparecida e a Rua Bispo Dom José, que servem de ligação entre o Batel e os bairros Campo Comprido, Campina do Siqueira, Mossunguê e CIC, ganharam asfalto novo em um trecho de aproximadamente 2 mil metros pelo programa municipal de recuperação da malha viária.

Cruz do Pilarzinho

Está em fase de conclusão a correção geométrica que vai melhorar o trânsito e promover integração do transporte público na região conhecida como Cruz do Pilarzinho, no bairro Pilarzinho. Os serviços foram executados nas ruas Hugo Simas, Raposo Tavares e Amauri Lange Silvério e seus arredores.

As ruas foram alargadas, receberam nova pavimentação e serão sinalizadas. O calçamento está ganhando novo piso e se tornará mais acessível. O sistema que ilumina o local foi reforçado com novos equipamentos.

A intervenção integra o conjunto e obras para adequar os trajetos do Interbairros II e possibilitar a integração temporal e momentânea do transporte dos que vão e voltam de ônibus entre o Pilarzinho e a rede integrada de Curitiba.

Para a comerciante Cleomar Scandelari, que administra a Ferragens Romana/Scandelaria, instalada na rua desde 1953, a intervenção já promoveu mudanças significativas mesmo antes da conclusão.

“Tenho certeza de que a rua ficará linda. Vai melhorar o fluxo no trânsito e com maior circulação teremos aumento nas vendas, sem contar a desejada integração no transporte público”, observou Cleomar.

Eduardo Sprada

Outro complicado ponto de congestionamento na cidade, a Rua Eduardo Sprada, no trecho de 250 metros a partir do cruzamento com a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, CIC, está recebendo atenção especial. Teve início em setembro a obra para corrigir o traçado da via, eliminando a obrigatoriedade de os motoristas terem que fazer duas curvas fechadas (no encontro com a Juscelino Kubitschek e antes de passar sob a rodovia BR-376), para seguirem pela avenida.

Linha Verde

O trecho da Linha Verde Norte, que vai do Viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral até as proximidades do Hospital Vita (Lote 3.1), numa extensão de 2,46km, foi concluído em junho de 2021. Com a entrega do lote entraram em funcionamento as estações-tubo Fagundes Varela e Vila Olímpica, permitindo o início da operação do Ligeirão Fagundes Varela/Pinheirinho, que faz a ligação inédita entre o Norte e o Sul da cidade pela Linha Verde (BR-476).

Também foram executadas neste trecho obras de drenagem, terraplenagem, pavimentação em concreto na canaleta exclusiva e em asfalto nas demais vias, calçadas, paisagismo.

Outra obra concluída no local foi a construção de uma passarela metálica sobre a Linha Verde, no Tarumã. As passarelas são estruturas importantes, que asseguram aos pedestres a travessia sem risco sobre a Linha Verde, uma via de trânsito intenso e constante de veículos.

Também em julho foram executadas obras de fresa e recape o trecho da Linha Verde entre a Rua Alcindo Fanaya e a ligação com a Estrada da Ribeira, no Atuba. Foram cerca de 400 metros de pavimento revitalizado para garantir mais segurança e conforto aos motoristas que trafegam no sentido norte-sul de Curitiba.

Trincheira Fúlvio Alice

Está em fase de conclusão a trincheira sob a Linha Verde que liga as ruas Fúlvio José Alice, no Bairro Alto, e Amazonas de Souza Azevedo, no Bacacheri (Lote 3.2). Além da trincheira, estão sendo feitos serviços de pavimentação na Linha Verde e nos acessos laterais à nova estrutura viária.

A nova trincheira terá duas faixas de rolamento em asfalto para o tráfego de veículos, uma pequena calçada de emergência e uma passarela para atender os pedestres. Quando estiver liberada para o trânsito, a estrutura formará o binário com a trincheira já existente sob a Linha Verde e que liga as ruas Gustavo Rattman e José Zgoda.

República Argentina

Seguem as obras na Avenida República Argentina que vão permitir completar o itinerário do Ligeirão Norte-Sul a partir da Praça do Japão, no Água Verde, até o Terminal do Pinheirinho, no eixo de 7km. O objetivo das obras que ocorrem na canaleta exclusiva é permitir a ultrapassagem de ônibus, com o desalinhamento de estações-tubo e alargamento da via.

A intervenção afeta 26 estações-tubo, das quais 12 já tiverem as obras concluídas, foram entregues e colocadas novamente em funcionamento, nos dois sentidos da via. Estão em operação as estações-tubo Dom Pedro I, José Bettega, Ouro Verde, Morretes, Silva Jardim e Hospital do Trabalhador. Seguem com obras as estações Carlos Dietzsch e Vital Brasil.  

As obras também estão alcançando as calçadas da região dos pontos, que serão requalificadas, e o pavimento das vias lentas, que passarão por melhorias.

Caminhar Melhor

Novas calçadas e estruturas cicloviárias em Curitiba. Esse é objetivo do projeto Caminhar Melhor, que integra o Programa de Mobilidade Urbana do Plano de Governo do prefeito Rafael Greca, para ser executado até 2024. São R$ 40 milhões de investimentos para assegurar 50km de estrutura cicloviária e 100km de calçadas acessíveis na cidade. O projeto será executado em etapas.

Em dezembro, o prefeito Rafael Greca assinou as ordens de serviços para a contratação das obras de revitalização e acessibilidade de calçadas em nove ruas que somadas chegam a 5.232 metros de extensão de novas calçadas. Serão contemplados nesta primeira etapa os bairros Centro, Batel, Boqueirão, São Francisco, Campina do Siqueira, Juvevê, Cristo Rei e CIC. O investimento neste pacote de obras, que terão início em janeiro, será de R$ 9,5 milhões.

Benefício para os cidadãos e comerciantes na retomada econômica da cidade.


Um resumo de 2021

Asfalto novo

- 1.314 ações de pavimentação em 1.137 ruas (algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos);
- 650 quilômetros de asfalto novo desde 2017.
- 1.289 intervenções concluídas e mais 25 em andamento;
- 88% das obras de asfalto ficam nos bairros mais afastados do Centro.
- Nova etapa do programa terá mais 81 quilômetros de obras (168 trechos/ 160 vias/ 40 bairros)

Asfalto novo por regional (concluído e em andamento):
- Bairro Novo: 65 ações, 45 ruas, 33.324 metros de extensão;
- Boa Vista: 228 ações, 207 ruas, 94.024 metros de extensão;
- Boqueirão: 98 ações, 80 ruas, 48.437 metros de extensão;
- Cajuru: 195 ações,175 ruas, 82.055 metros de extensão;
- CIC: 89 ações, 78 ruas, 58.968 metros de extensão;
- Matriz: 122 ações, 106 ruas, 80.511 metros de extensão;
- Pinheirinho: 116 ações, 101 ruas, 68.293 metros de extensão;
- Portão: 121 ações, 102 ruas, 80.575 metros de extensão;
- Santa Felicidade: 125 ações, 116 ruas, 48.554 metros de extensão;
- Tatuquara: 155 ações, 127 ruas, 52.325 metros de extensão.

Asfalto sobre Saibro

- 291 ações, mais de 66 km em ruas de nove administrações regionais receberam infraestrutura de drenagem e asfalto;
- Próxima etapa (6ª etapa): 86 ruas de saibro (28 km).

Caminhar Melhor (1ª etapa)

Ruas contempladas com novas calçadas:
- João Parolin, extensão de 450 metros entre Marechal Floriano Peixoto e Rua Francisco Nunes (Prado Velho);
- Rua Cândido Lopes, extensão de 300 metros, entre avenida Visconde de Nacar e Praça Tiradentes e na continuidade a Rua Alameda Dr. Carlos de Carvalho, extensão de 330 metros (Centro);
- Avenida do Batel, extensão de 1.400 metros incluindo os trechos denominados Benjamin Lins e Rua Gonçalves Dias, entre a Rua Desembargador Motta e Carneiro Lobo (Batel);
- Rua Bley Zornig, extensão de 1.030 metros, entre a Avenida Marechal Floriano Peixoto e Rua Willian Booth (Boqueirão);
- Rua Kellers, extensão de 225 metros, entre Desembargador Ermelino de Leão e Rua Martin Afonso (São Francisco);
- Rua Major Heitor Guimarães, extensão de 409 metros, entre o Rio Barigui e a Rua Pedro Viriato Parigot de Souza (Campina do Siqueira);
- Rua Dr. Goulin, trecho de 66 metros no cruzamento com a Rua Alberto Bolinger (Juvevê);
- Rua Francisco Alves Guimarães, extensão de 196 metros, entre Rua Padre Germano Mayer e o trilho do trem (Cristo Rei);
- Rua Eduardo Afonso Nadolny, extensão de 645 metros, entre Rua Cyro Correia Pereira e Major Victor Feijó (CIC). (*nesta rua as obras já estão em execução).

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