Curitiba conquistou, nesta quinta-feira (18/4), o primeiro lugar na categoria “Sustentabilidade & Meio Ambiente” na etapa estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), pelas boas práticas de gestão pública em ambientes de negócios para micro e pequenas empresas.
O prêmio foi entregue ao presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e secretário municipal de Inteligência Artificial, Dario Paixão, representando o prefeito Rafael Greca, em cerimônia no Restaurante Madalosso, em Curitiba.
A 12ª edição do prêmio recebeu 145 inscrições e teve 30 finalistas em dez categorias diferentes. Os vencedores estaduais estarão na final nacional da competição em Brasília, em junho. Todos os 30 projetos finalistas no Paraná foram incluídos no livro “Histórias que transformam: Inspirações de desenvolvimento nos municípios paranaenses”.
Reconhecimento merecido
Dario Paixão destacou a importância do prêmio do Sebrae às práticas e soluções em sustentabilidade, mobilidade, meio ambiente e em gestão pública atualmente implantadas em Curitiba.
“Esse prêmio representa mais uma grande conquista para Curitiba, reconhecida hoje, graças à gestão eficiente do prefeito Rafael Greca, como a Cidade Mais Inteligente do Mundo, com projetos inovadores como a Pirâmide Solar, os terminais de transporte com paineis fotovoltaicos, a iluminação pública em LED, a coleta seletiva de lixo, o programa Ecocidadão, a Família Folhas, as Fazendas Urbanas, os 125 Jardins do Mel, o Comitê de Governança em Segurança Alimentar, entre tantas outras ideias reconhecidas no Brasil e no mundo”, disse Paixão.
Iniciativas compartilhadas
Ao receber o prêmio do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Ercílio Santioni, o secretário destacou ainda o compartilhamento de iniciativas com outros municípios e o aprendizado mútuo em gestão pública.
“É um evento fantástico com a publicação de boas práticas nas cidades, podemos aprender com todos os outros 398 municípios (do Paraná)”, disse.
Referência
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Ercílio Santioni, ressaltou a importância dos projetos em Curitiba e a participação fundamental dos municípios no desenvolvimento de ambientes sustentáveis de negócios.
“Curitiba é referência em vários aspectos, em sustentabilidade, meio ambiente e no incentivo ao empreendedorismo. Do mesmo modo, todos os projetos apresentados (145) são muito significativos, promovem a expansão das micro e pequenas empresas no Paraná e no Brasil”, afirmou.
Projetos Inovadores
Dentre as principais iniciativas reconhecidas internacionalmente de Curitiba, estão a Pirâmide Solar de Curitiba, o Bairro Novo da Caximba, os programas Amigo dos Rios e 100 mil árvores e os futuros Inter 2 e BRT elétricos. Todos esses projetos estão alinhados ao Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima).
O plano traduz o empenho da cidade em consolidar uma política climática ao implementar ações transformadoras e inclusivas por uma cidade neutra em emissões e resiliente ao clima até 2050, de acordo com os objetivos do Acordo de Paris e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.