Curitiba atingiu, antes do prazo, a meta do Plano Municipal de Educação de oferecer tempo integral em metade das escolas da rede. “É uma conquista grandiosa. Atingimos esse resultado antes do previsto e os grandes beneficiados são os nossos estudantes do ensino fundamental”, comentou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
A meta 6 do Plano Municipal de Educação, prevista para o ano de 2020, determina que a oferta da educação em tempo integral deve ser de, no mínimo, 50% das escolas públicas. Além disso, os estabelecimentos devem atender, pelo menos, 25% dos estudantes da educação básica do município.
Curitiba tem hoje 92 escolas integrais entre as 182 de educação básica, totalizando o atendimento de 25.530 estudantes entre os mais de 140 mil da rede. Isso equivale a 50,2% da meta proposta no documento.
“Esse resultado se deve à ampliação do atendimento na rede e à adesão maior das escolas ao tempo integral. Essa modalidade traz benefícios aos estudantes e, mesmo com essa meta já cumprida, continuamos trabalhando para superar esses números”, completou Maria Sílvia.
Regional campeã
O Núcleo Regional do Boa Vista concentra o maior número de unidades com educação em tempo integral na cidade. Das 50 unidades que compõem a regional, 14 oferecem essa opção, o que representa 28% das escolas nessa modalidade. Além das escolas, a regional também conta com 25 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) com turno integral.
“A ampliação do tempo escolar tem foco pedagógico e as ações são planejadas a fim de viabilizar o desenvolvimento integral do estudante, possibilitando experiências e vivências diferenciadas da educação em tempo parcial”, disse a chefe do Núcleo Regional de Ensino Boa Vista, Michele Prado.
As unidades contam com práticas de música, dança, teatro, esportes, literatura, aulas de inglês, entre outras atividades pedagógicas. “A dinâmica da educação em tempo integral promovida pela Prefeitura oferece oportunidades de aprendizagem por meio de práticas e vivências diversificadas”, destacou a gerente da Educação Integral da Secretaria, Luciana Faria Okagawa.