Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Conservação ambiental

Curitiba será sede do 47º Congresso da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil

Curitiba será a sede do 47º Congresso da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil. Curitiba, 28/08/2023. Foto: Divulgação

Curitiba já começou a preparação para sediar o 47º Congresso da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab), marcado para junho de 2024. O diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Evaristo, mostrou todas as ações desenvolvidas para conservação da fauna da cidade durante a edição deste ano do congresso, que terminou neste sábado (26/8), no Rio de Janeiro.

Centenas de pesquisadores, líderes de entidades brasileiras e internacionais e estudantes participaram do evento com o objetivo de discutir e buscar soluções para que os zoológicos e aquários possam cumprir seu papel como centros de conservação da biodiversidade.

“Mostramos o trabalho de conservação que fazemos no Zoológico de Curitiba, as ações de sustentabilidade ambiental da nossa cidade e também convidamos todos os participantes a virem para o nosso congresso em 2024”, explicou Evaristo. 

Com ele, estiveram a bióloga chefe do Serviço de Fauna do Zoo, Nancy Banevicius, a chefe da Divisão de Museu de História Natural, Patrícia Weckerlin, e o médico veterinário do Zoo, Manoel Javorouski.

Durante o congresso, a equipe do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna apresentou dois trabalhos científicos relativos à rotina de funcionamento do Centro de Apoio à Fauna Silvestre da Prefeitura de Curitiba, que serão publicados nos anais do Congresso.

Ainda durante o evento, ocorreu a eleição da nova diretoria da Azab para o biênio 2023-2025, com vitória da chapa Ética & Conservação, cuja presidente é a bióloga do Zoo de Curitiba, Nancy Banevicius

Conservação

Com uma série de casos de sucesso de nascimentos de animais em risco de extinção, por intermédio da Azab, o Zoológico de Curitiba participa de importantes projetos de conservação de espécies brasileiras como o muriqui-do-sul; mico-leão-da-cara-dourada; macaco-aranha-da-testa-branca; tamanduá-bandeira; onça-pintada; lobo-guará; jacutinga; ararajuba; jacucaca; e sagui-da-serra-escuro.

Além disso, a instituição já encaminhou para a soltura na natureza em Santa Catarina papagaios-do-peito-roxo, do programa local de reprodução de psitacídeos, que também registra nascimentos de papagaios-da-cara-roxa. 

O Zoo integra, ainda, o Programa de Manejo Cooperativo de Harpias, coordenado pelo Projeto Harpia/Azab para reprodução desta espécie e iniciou participação no trabalho nacional para a conservação da águia cinzenta.

Em alta