Ações, projetos e programas inovadores no ensino desenvolvidos em Curitiba serão destaque no Congresso Internacional das Cidades Educadoras, que será aberto nesta terça-feira (25/10), em Andong, na província Gyeongsang, Coreia do Sul. Com o tema "Idealizando o futuro da educação na cidade: Inovação, tradição e inclusão", o evento reúne associadas de todos os continentes e segue até sexta-feira (28/10), com debates sobre o futuro da educação e apresentações de boas práticas.
“Nossa cidade é educadora e inovadora. A inovação só acontece quando se transforma num processo social, como ocorre na educação. A inovação tem que estar na cabeça das pessoas”, comenta o prefeito Rafael Greca.
O prefeito de Andong, Kweon Young-Sae, lembra que o mundo luta para retonar à normalidade após a pandemia de covid-19. “É um privilégio e uma honra receber esta reunião”, afirma o prefeito da cidade anfitriã.
A capital do Paraná é representada em Andong pela secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, e pelo chefe da Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó.
VEJA A PROGRAMAÇÃO do congresso na Coreia do Sul.
Para o coordenador executivo das Cidades Educadoras na Secretaria Municipal da Educação, Nelson Bucker, é necessário apoiar as pessoas para que elas possam concretizar todo o seu potencial. “Na cidade educadora, todos devem superar desafios, tanto individuais como comunitários, compreendendo a interligação entre todos”, analisa Bucker.
Ele explica que, na capital do Estado, programas como o Leia+, Linhas do Conhecimento, que transforma a cidade em uma enorme sala de aula, os Faróis do Saber e Inovação, Faróis Móveis, e o Fala Curitiba, que estimula a participação cidadã nos rumos da cidades, são grandes exemplos dos passos que Curitiba trilha como cidade educadora.
Histórico
A capital do Paraná integra o seleto rol internacional das cidades educadoras desde 2019 e, no ano passado, foi eleita coordenadora da Rede Brasileira de Cidades Educadoras (Rebrace).
Atualmente são 25 cidades na rede e Curitiba é responsável por articular as ações e debates de interesse da rede.
Próxima sede
Em 2024, o congresso internacional será realizado em Curitiba. Os preparativos já começaram, com reuniões intersetoriais. A Associação Internacional das Cidades Educadoras tem hoje 500 associadas em 36 países.
Veja mais sobre as Cidades Educadoras na página oficial.