Nesta terça-feira (5/9), teve início o II Fórum Internacional de Políticas Sobre Drogas, no Salão de Atos do Parque Barigui. O evento, que vai até esta quarta-feira (6/9), reúne representantes de esferas públicas internacionais, nacionais, estaduais e municipais, consolidando-se como um palco de debate e ação estratégica no combate ao tráfico de drogas, na prevenção ao consumo e na recuperação de vítimas do vício.
O tema central deste ano é a Intersetorialidade da Política Sobre Drogas, uma abordagem que busca promover a colaboração entre diversos setores da sociedade para enfrentar o problema das drogas de maneira abrangente e eficaz. Com 15 diferentes temáticas distribuídas em cinco grandes blocos de discussão, o evento promete explorar soluções inovadoras e multidisciplinares.
“Gostaria de agradecer e enaltecer a todos os participantes deste seminário que se dispuseram a ajudar nesta missão de construir uma sociedade mais justa e igualitária, longe da dependência das drogas”, disse o secretário de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.
A iniciativa do Fórum Internacional de Políticas Sobre Drogas é da Prefeitura de Curitiba, pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, Departamento de Política Sobre Drogas e Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). Esse evento é precedido pela Conferência Municipal de Políticas Sobre Drogas de Curitiba, que ocorreu nesta segunda-feira (4/9), no mesmo local.
“Temos aqui representantes de esferas internacionais, federais, estaduais e municipais para produzir conteúdo e discutir esse problema que é mundial. Quem não participa, não discute essa temática, será inevitavelmente afetado”, enfatizou o diretor do Departamento de Políticas Sobre Drogas, Thiago Ferro.
Para aqueles que ainda desejam acompanhar o seminário internacional como ouvintes, todas as atividades estão sendo transmitidas ao vivo pelo Imap no YouTube, permitindo que um público tenha acesso às ideias e soluções propostas pelos principais especialistas no campo das políticas sobre drogas.
Participaram da mesa de abertura a representante da DEA (Drug Enforcement Administration), agência antidrogas dos Estados Unidos, Stephanie Orr; o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak; o representante do Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas, José Augusto Soavinski; os vereadores Bruno Pessuti, Ezequias Barros e Noemia Rocha; a coordenadora-geral de Prevenção da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, Flora Lorenzo; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Paraná, Fernando César de Oliveira; o secretário de Justiça e Cidadania do Paraná, Santin Roveda; o comandante da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Junior; e a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.