Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Encontro internacional

Curitiba sedia evento que discute políticas de apoio às famílias

Vice prefeito Eduardo Pimentel na abertura da Conferência Internacional Família e Inovação Social. Curitiba, 29/11/2019. Foto: Valdecir Galor/SMCS

 

O vice-prefeito Eduardo Pimentel destacou o esforço da Prefeitura para transformar Curitiba em um ambiente inclusivo para as famílias na abertura do Congresso Internacional Família e Inovação Social, realizado no Museu Oscar Niemeyer, nesta sexta-feira (29/11).

Organizado pela Federação Internacional para o Desenvolvimento da Família (IFFP), em parceria com o Governo do Estado, o evento reúne especialistas de vários setores e de nove países, para discutir políticas públicas e cooperações que promovam a valorização das famílias. Entre elas o combate à pobreza, trabalho, moradia digna e a garantia de direitos de crianças e adolescentes, da mulher e dos idosos.

“Temos a consciência de que a base de uma sociedade é uma família forte e, por isso, Curitiba é parceira e articuladora de iniciativas que promovam o desenvolvimento das famílias”, disse Pimentel.

Comunidade integrada

O vice-prefeito citou dois programas desenvolvidos em Curitiba que ajudam nesse processo: o Linhas do Conhecimento, da Secretaria Municipal da Educação, que prepara as crianças para o futuro, e o Hortas Urbanas Comunitárias, da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, que trata de alimentação saudável e permite a integração das comunidades.   

Pimentel destacou ainda que a capital foi eleita uma das seis cidades mais inteligentes do mundo em evento realizado este mês, em Barcelona. “Entre os vários critérios levados em conta nessa eleição está o relacionamento com a comunidade”, explicou.  

Congresso

No Congresso Internacional Família e Inovação Social estão sendo discutidos o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nu11 e a Declaração de Veneza de 1986.

O ODS número 11 busca tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. E a Declaração de Veneza de 1986, definida em uma reunião da Unesco, trata da evolução da ciência e da tecnologia e dos desafios do nosso tempo. 

Os especialistas que participam do congresso estão em Curitiba desde a última quarta-feira (27/11), quando teve início o encontro anual da IFFD, que tem status consultivo junto ao Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ONU).

Após os debates, será redigido documento com intenções de políticas públicas de interesse econômico e social, que trarão indicadores de resultados relevantes, subsidiando o Paraná na temática do apoio à família.