O Instituto Municipal de Turismo de Curitiba (IMT) realizou, nesta segunda-feira (3/2), um encontro estratégico para o alinhamento do Festival de Inverno 2025. Foi na sede da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR) e reuniu representantes de diversas entidades do setor turístico e gastronômico da cidade.
Durante a reunião, foram discutidas as principais diretrizes do festival, que ocorrerá de março a julho, em parceria com o trade turístico de Curitiba. A iniciativa visa fortalecer ainda mais o setor e destacar a rica gastronomia curitibana durante a temporada mais fria. Além disso, está sendo acertada uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, a Embratur para ampliar a divulgação do Festival de Inverno e também do Natal da capital paranaense.
Novos espaços
A edição 2025 do Festival de Inverno contará com mais atrações do que nas edições anteriores. As praças temáticas de países, como Espanha, Japão e Ucrânia, receberão feiras gastronômicas típicas de cada cultura. Também está prevista uma programação na Pedreira Paulo Leminsky, com shows variados e uma semana dedicada ao rock.
Outro ponto abordado na reunião foi a importância da promoção de Curitiba junto a grandes operadoras internacionais, destacando não apenas seus parques, já bastante reconhecidos, mas também sua gastronomia, bares e vida noturna.
'A visibilidade nos eventos e rodadas de negócios é fundamental para atrair turistas. Queremos vender Curitiba como um destino completo, que vai além dos parques, oferecendo experiências gastronômicas e culturais que cativam os visitantes', ressaltou José Luiz Velloso, presidente do IMT.
Na pauta ainda foi discutido o Fundo Municipal de Turismo, que poderá contribuir para o fortalecimento das ações do festival e de outras iniciativas voltadas ao desenvolvimento do setor.
Também participaram da reunião: pelo Instituto Municipal de Turismo, a diretora de Turismo, Paula Tavares; a gerente de Turismo e Eventos, Janaína Reatti. Estiveram presentes ainda, representantes da Abrasel-PR, da Associação Brasileira de Agentes de Viagem do Paraná (ABAV-PR), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Paraná (SEHA), da Rede Empresarial do Centro Histórico, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-PR), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR) e da Associação Comercial do Paraná (ACP).