Curitiba celebrou em 2023 avanços significativos na área de iluminação pública. O ano teve ações e serviços de manutenção do parque de iluminação da cidade, implantação de iluminações cênicas em 11 novos espaços e o início da primeira Parceria Público-Privada (PPP) da cidade.
Em março, na comemoração dos 330 anos da cidade, a Prefeitura assinou um contrato histórico com a Engie Soluções Cidades Inteligentes e Infraestrutura de Curitiba S.A, empresa, líder no setor de energia renovável. A empresa assumiu, por 23 anos, a responsabilidade pelos processos de modernização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede municipal de iluminação pública.
“Cidade mais inteligente do mundo, Curitiba da Luz dos Pinhais, com seu DNA inovador e voltado às práticas sustentáveis para elevar a qualidade de vida das pessoas, buscou na PPP formas de se manter na vanguarda”, diz o prefeito Rafael Greca.
De acordo com Greca, a parceria trará benefícios significativos para a população, com uma iluminação mais moderna, eficiente e amigável ao meio ambiente que permitirá reduzir pela metade a emissão de carbono até 20230. “Com a PPP, buscamos oferecer uma cidade mais segura e confortável para todos”, completa o prefeito.
160 mil pontos de luz
Cumprida as fases técnicas e administrativas do contrato, a autorização para o início dos serviços de operação e manutenção do sistema de iluminação pública – que abrange aproximadamente 160 mil pontos em ruas, praças, parques, jardins e locais cênicos – começou em junho.
Antes do início do inédito contrato, equipes coordenadas pelo Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) realizaram cerca de 220 mil serviços de manutenção nos bairros das dez administrações regionais da cidade, somente no primeiro semestre. Também antes da parceria, o programa de modernização do município assegurou a substituição de mais de 84 mil luminárias convencionais (53,37% dos equipamentos da cidade) por LED.
As luminárias com tecnologia LED são mais duráveis, têm maior eficiência luminotécnica e são mais econômicas.
Parques, praças e ciclovias
Parques e praças ganharam reforço de iluminação a partir de equipamentos em tecnologia LED. Foram beneficiados 37 locais, entre eles os parques do Semeador (Sítio Cercado), Rio Bonito do Tatuquara (Campo de Santana) e Barigui, iluminado com LED em toda a sua extensão. Ciclovias também receberam melhorias na iluminação, com 813 novos pontos instalados.
Ruas da cidade receberam iluminação especial, que favorece os pedestres, com postes e luminárias em LED que distribuem melhor a luminosidade. A Rua Professor João Falarz, importante via de comércio na divisa dos bairros Orleans e Campo Comprido, e a Alameda Prudente de Moraes, no Centro, estão entre elas.
Agora, com a nova parceria, a cidade contará com 100% de modernização, ampliando os benefícios da iluminação mais eficiente, econômico e sustentável para um número maior de ruas, parques e praças.
Plano de modernização
Os primeiros meses da parceria foram dedicados à operação e manutenção dos sistemas de iluminação nos bairros e aprovação do cronograma de serviços e dos novos projetos de modernização para o sistema viário.
Para o próximo ano, destaca o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, começa a segunda fase do contrato, com a modernização no sistema viário e na sequência a implantação cênica em outros 59 espaços.
“Curitiba avança rumo a um futuro mais iluminado, eficiente e sustentável, colocando-se no cenário nacional como referência em inovação e qualidade de vida”, diz Rodrigues.
Iluminação cênica
Em 2023, a cidade ficou mais charmosa com 11 novos monumentos e prédios históricos contemplados na segunda etapa dos programas de Iluminação Cênica e de Destaque de Monumentos e Prédios Históricos e pelo Programa Rosto da Cidade. Foram instaladas iluminações cênicas em oito igrejas e três monumentos receberam destaque.
São eles: Igreja Santa Teresinha do Menino Jesus (Batel); Paróquia Nossa Senhora das Graças e Santa Gema Galgani (Barreirinha); Santuário Nossa Senhora de Lourdes (Campo Comprido); Igreja Ortodoxa Antioquina São Jorge e Catedral Ortodoxa Ucraniana São Demétrio (Mercês); Igreja Sant’Ana (Abranches); Igreja Santo Antônio de Orleans (Orleans); Santuário de Nossa Senhora do Guadalupe (Centro); a Fonte do Memorial Paranista (Parque São Lourenço); e Museu do Automóvel e chaminé do Barigui (Mercês).
A iluminação Santuário de Nossa Senhora do Guadalupe foi a primeira feita na parceria com a Engie.
Marzia Lorenzetti, integrante da Legião de Maria, grupo de oração da Igreja Santa Teresinha do Menino Jesus, na Avenida Visconde de Guarapuava, destaca a importância da nova iluminação no templo.
“Essa igreja é nossa fortaleza, ponto de agregar e distribuir amor, cuidado e oração. Vê-la banhada de luz, ainda mais bonita, aviva e convida a comunidade a participar das missas, das ações desenvolvidas aqui”, contou Marzia.
Espetáculo visual
Com esses 11 locais a cidade chega a 82 espaços beneficiados desde o início do programa, com ações implementadas pela Smop. A partir de agora, as novas iluminações cênicas feitas pela PPP em etapas, ao longo dos próximos anos, prometendo ampliar o espetáculo visual e a valorização dos espaços e monumentos que preservam a história e a cultura da cidade.
Parte dos monumentos com iluminação cênica contam com equipamentos RGBW, que permitem a troca de cores. Com isso são iluminados com cores e tons para reforçar campanhas de conscientização, em apoio a causas relacionadas à saúde, garantia de direitos e datas comemorativas.
Neste ano, o município apoiou, usando a iluminação especial, 40 campanhas, entre elas Outubro Rosa, Maio Amarelo, Novembro Azul, Semana da Pátria, entre outros.