Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Mais empregos, menos poluição

Curitiba se alinha à meta mundial de geração de empregos verdes

O prefeito de Buenos Aires, anfitrião do evento, no discurso de abertura da cúpula: "a questão das mudanças climáticas é uma oportunidade para o desenvolvimento". Foto: Divulgação

Os projetos Curitiba Mais Energia, Bairro Novo do Caximba, Fazenda Urbana, Reserva Hídrica do Futuro e de mudança da matriz energética do transporte público da capital paranaense estão alinhados à meta da geração de 50 milhões de empregos verdes até o fim desta década anunciada, nesta quinta-feira (20/10), no evento de abertura da Cúpula C40, em Buenos Aires, pelo presidente da Rede C40 e prefeito de Londres, Sadiq Khan.

“Tenho o prazer de anunciar que nossas cidades-membro do C40 têm o compromisso de apoiar a criação de 50 milhões de empregos verdes até o final da década. Empregos em setores sustentáveis de energia renovável, construções verdes, retrofit, entre outras atividades. É bom para o planeta, para a economia e para as pessoas”, afirmou Sadiq Khan, prefeito de Londres e presidente do C40 em seu discurso.

O prefeito Rafael Greca acompanhou a abertura do evento na primeira fila, juntamente com demais autoridades de todo o mundo.

“Curitiba trilha o caminho da sustentabilidade. Nossos projetos estão alinhados aos três zeros: zero carbono, zero pobreza e zero exclusão social”, destacou Greca.

Na cerimônia de abertura da Cúpula C40, o prefeito de Buenos Aires, Horácio Larreta, anfitrião do evento, ressaltou a integração de autoridades municipais de todo o mundo em ações pra reduzir os efeitos das mudanças climáticas. “Este evento reflete três valores muito importantes nos quais acredito: o valor da cooperação, do diálogo e do consenso. Temos cidades do mundo inteiro trabalhando juntas com foco na agenda climática. Cidades de diferentes países, diferentes situações políticas e econômicas cujos prefeitos têm o compromisso de priorizar os milhões de cidadãos que representam”, disse Larreta.

Na opinião do prefeito portenho, o esforço das cidades ante as mudanças climáticas representa também uma oportunidade para o desenvolvimento. “Temos que aplicar o conhecimento para o desenvolvimento com a geração de empregos verdes, produção sustentável de alimentos e prioridade para energias renováveis.

Em mensagem gravada, o secretário-geral da ONU, António Guterres, fez um apelo aos prefeitos para mobilizar os cidadãos no suporte à descarbonização. “Todo governo, negócio e instituição precisa participar. O mundo conta com vocês”, clamou Guterres.

Projetos sustentáveis

O compromisso de Curitiba com a agenda global de mitigação das mudanças climáticas se confirma nos projetos estruturantes de eficiência energética, eletromobilidade, segurança alimentar e de proteção e desenvolvimento socioambiental em curso na gestão do prefeito Rafael Greca.

“Curitiba é pioneira na coleta seletiva do lixo, programa que estamos ampliando e renovando, estamos implantando o Bairro Novo do Caximba, o maior projeto socioambiental e com eficiência energética da história recente da cidade e vamos avançar com a eletromobilidade. O equilíbrio da gestão e nossa capacidade de planejar, projetar e executar bons projetos garante a Curitiba capacidade de investimento para assumir financiamentos”, reforçou o prefeito curitibano.

Ao avaliar as ações de alto impacto das cidades integrantes do C40 na última década para a mitigação dos efeitos do clima o diretor executivo do C40, Mark Watts, destacou que os resultados apontam que é possível gerar mais empregos com menor poluição. “O investimento na implantação de painéis solares gera seis vezes mais empregos que os mesmos recursos aplicados na geração de energia por gás ou eletricidade”, observou.

Na sua apresentação, Watts citou também fazendas urbanas como exemplos de maior geração de empregos e a oferta de comida saudável à população e ainda o investimento em transporte público e em eficiência energética, intervenções já em curso em Curitiba.

Em alta