O secretário municipal Antidrogas, Hamilton Klein, disse nesta quinta-feira (8), durante o lançamento da Rede Cristão de Proteção e Prevenção às Drogas, que Curitiba já está alinhada ao plano do governo federal de combate ao avanço do crack no Brasil, que prevê investimentos de R$ 4 bilhões até 2014.
"O plano, em linhas gerais, segue ações que já são feitas em Curitiba, por meio de programas como o Bola Cheia, Rede de Colaboração, cursos em prevenção e as palestras do Papo Legal", disse o secretário. O Bola Cheia já ajudou 223 crianças e jovens a deixar as drogas, alcoolismo e cigarro, retornar ao convívio familiar, conseguir emprego e voltar à escola.
Crianças e adolescentes também são encaminhados pelo programa a Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e cursos profissionalizantes. "É um resultado que nos motiva a avançarmos ainda mais na luta contra as drogas", afirmou Hamilton Klein.
Balanço até novembro de 2011 mostra que o Bola Cheia tem 52.856 participantes, entre crianças e adolescentes, dos quais 921 são cadastrados e recebem acompanhamento. O aumento é de aproximadamente 34% em relação ao mesmo período de 2010.
De 2009 para 2010, o número de ocorrências atendidas pela Guarda Municipal em um raio de um quilômetro ao redor de escolas e centros de educação onde acontecem as atividades do Bola Cheia caiu 28,6%. Os dados levam em consideração invasão de patrimônio, vandalismo, pichação, perturbação de sossego, porte, uso e tráfico de drogas.
O Bola Cheia promove atividades esportivas culturais e educativas para crianças e adolescentes em escolas e centros de educação municipais, sob a supervisão de profissionais capacitados, às sextas-feiras e sábados, das 21h à 01h. São 10 unidades de atendimento.
"Essas crianças e jovens precisam ter a perspectiva de um futuro melhor. Para isso, trabalhamos com uma fórmula simples, que reúne esporte, lazer, cultura e cidadania", acrescentou o secretário Antidrogas.
SAIBA MAIS
Locais onde funciona o programa Bola Cheia:
Centro de Educação Integral Expedicionário - Rua Baldur Magnus Grubba, 2031 - Portão
Escola Municipal Darcy Ribeiro - Rua Enette Dubard, 90 - Pinheirinho
Escola Municipal Anita Gaertner - Rua Padre Stanislau Piasecki, 1037 – Santa Felicidade
Centro de Educação Integral Maria Marli Piovezan - Rua Velcy Bolívar Grandó, s/n - Cajuru
Centro de Educação Integral Bela Vista do Paraíso - Rua Antônio Antoniacomi, 13 - Boa Vista
Centro de Educação Integral Carlos Drumond de Andrade - Rua Jandaia do Sul, 50 - Bairro Novo
Centro de Educação Integral Plínio Tourinho - Rua Engenheiros Rebouças - Matriz
Centro de Educação Integral Maestro B. Mossurunga - Rua Cap. Roberto Lopes Quintas, 198 - Boqueirão
Escola Municipal Sidônio Muralha - Rua Lodovico Kaminski, 3460 - CIC
Escola Municipal Jornalista Arnaldo Alves da Cruz - Rua Beija Flor, s/n – Alto Boqueirão
Interessados em participar do Bola Cheia podem receber mais informações pelo telefone (41) 3250-7700 ou através do site da Secretaria Antidrogas (www.antidrogas.curitiba.pr.gov.br)