Em um dia repleto de fé e tradição, Curitiba celebrou nesta sexta-feira (8/9), o Dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, a padroeira da capital paranaense. Durante todo o dia, a Catedral Basílica Menor promoveu várias festividades. No fim de tarde, a imagem da padroeira, no monumento instalado no cruzamento das ruas Barão do Serro Azul, São Francisco e Travessa Nestor de Castro, no coração da cidade, recebeu uma coroa de flores.
A celebração contou com a presença do prefeito Rafael Greca, que ressaltou a importância das tradições na construção da identidade da cidade e lembrou que a coroação de Nossa Senhora remonta a 1720, quando a imagem foi coroada pela primeira vez em procissão. Desde então, essa tradição tem sido mantida viva, sempre no dia 8 de setembro, honrando a homenagem à Padroeira de Curitiba.
“Quem sempre suplicou pelo vosso auxílio nunca ficou desamparado e nesse dia de festa, rogamos e invocamos a benção de Maria a todas as famílias que em nossa cidade reside. Viva Maria, mãe de Jesus, rainha de Curitiba”, declarou Greca.
Diversos fiéis também acompanharam a cerimônia e sob os olhares curiosos que se voltaram para o céu, o ator Douglas Perez, vestido como um anjo, foi elevado ao topo da coluna de mármore rosa onde se encontra a imagem e depositou a coroa de flores.
O Padre Francisco de Assis, fez a benção e lembrou que a representação do anjo na cerimônia de coroação tem um significado especial. “Essa coroa representa a coroa que Nossa Senhora recebeu dos anjos nos céus, hoje homenageamos nossa mãe e rainha”, destacou ele.
A coroação organizada pela Prefeitura de Curitiba teve a participação da Banda Lyra Curitibana e do músico Khae Lhucas Ferreira Pereira. Após a coroação, o prefeito Rafael Greca seguiu para a Santa Missa Solene em louvor a Nossa Senhora da Luz, na Catedral Basílica de Curitiba, que foi celebrada pelo Arcebispo de Curitiba, José Antônio Peruzzo.
Durante a celebração o Arcebispo chamou a atenção dos presentes, que lotaram a Catedral, para o manto que adornava a imagem de Nossa Senhora da Luz, feito com retalhos e que trazia pedidos dos fiéis. “Uma linguagem de pessoas humildes que vieram expressar seus anseios e gratidão”, declarou Dom Peruzzo.
Após a missa, o prefeito conversou com os fiéis que quiseram cumprimentá-lo e fazer fotos.
Presenças
Também participaram da celebração a presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Ana Cristina de Castro; a presidente da Fundação de Ação Social, Maria Alice Erthal; o secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz; a escultora da imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Maria Inês di Bella; o administrador da Regional Fazendinha-Portão, Gerson Gunha e o Diretor de Ação Cultural, Edson França Bueno.