Os laços diplomáticos de Curitiba com a Suécia foram estreitados, nesta segunda-feira (6/3), durante reunião do prefeito Rafael Greca com a embaixadora da Suécia no Brasil, Karin Lovisa Wallensteen. O encontro aconteceu na Secretaria Municipal do Meio Ambiente e também reuniu o presidente da Volvo Ônibus para a América Latina, André Marques, e o CEO da Electrolux, Leandro Jasiocha.
As duas empresas suecas têm fortes parcerias com a Prefeitura de Curitiba em ações como o Natal (Electrolux) e com o sistema de transporte da capital (Volvo). Na CIC, a Prefeitura vai construir a Praça da Suécia, um espaço de convivência que ficará ao lado da sede da Volvo.
“Curitiba sempre recebeu muitos imigrantes da Europa, e ainda recebemos agora durante a guerra da Ucrânia. Esse DNA deu muito impulso para o desenvolvimento da cidade. A primeira universidade do Brasil, a UFPR, nasceu aqui em Curitiba em 1912”, explicou o prefeito Greca à embaixadora da Suécia.
Durante a reunião, o prefeito também falou sobre as ações de sustentabilidade que a Prefeitura tem em parceria com as empresas suecas, como o memorando assinado para a promoção do desenvolvimento sustentável e de soluções urbanas.
A parceria entre Brasil e Suécia ajudou Curitiba a desenvolver programas como o Banco de Alimentos, da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que busca diminuir o desperdício e está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como fome zero, saúde e bem-estar, redução das desigualdades.
O memorando prevê ações conjuntas e inovadoras nas áreas de infraestrutura e resiliência urbana, economia circular, gestão ambiental, sistemas agroalimentares, iniciativas de baixo carbono e adaptação e mitigação das mudanças climáticas.
“Curitiba é uma cidade que tem esse pensamento sobre a sustentabilidade ambiental. Estou aqui para falar justamente sobre casas sustentáveis de madeira”, disse a embaixadora da Suécia, Karin Wallensteen, que nesta segunda-feira (6/3) também participa da abertura da exposição Woodlife Sweden, na sede da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).
Acompanharam a reunião com o prefeito, a vice-presidente de recursos humanos e comunicações da Electrolux, Valéria Balasteguim; o diretor de assuntos corporativos da Volvo, Alexandre Parker; os secretários municipais do Governo e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur; e de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi; a secretária municipal da Comunicação Social, Cinthia Genguini; o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto; o assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó; e o assessor de articulação política da Prefeitura, Lucas Navarro.