Curitiba conquistou neste domingo (17/3), em evento no Memorial de Curitiba, o Prêmio Ibero-Americano de Destinos Turísticos Inteligentes no segmento Destino, na categoria Inovação.
O prêmio foi conferido ao projeto Conexão Curitiba DTI, que são eventos realizados pelo Ecossistema Curitiba DTI, liderado pelo Instituto Municipal de Turismo (IMT), e que fomentam a interação entre startups e empresas do setor de inovação e tecnologia do trade turístico local.
De acordo com a presidente do IMT, Tatiana Turra, o prêmio é um reconhecimento do esforço que a gestão do prefeito Rafael Greca e todo o ecossistema de turismo local têm feito para transformação de Curitiba em um Destino Turístico Inteligente.
“Este reconhecimento internacional é um incentivo para continuarmos nosso trabalho em prol do desenvolvimento turístico da nossa cidade. É um projeto realizado dentro de um ecossistema de inovação, com colaboração entre setor privado, público e instituições de ensino e que tem foco em soluções inovadoras, especialmente tecnológicas para aprimorar a experiência dos turistas em Curitiba”, declarou Turra.
A Rede Ibero-Americana de Destinos Turísticos Inteligentes, através da Mesa de Trabalho de Boas Práticas, impulsionou a primeira edição do Prêmio Ibero-Americano DTI. A iniciativa considerada inovadora, reconhece e premia os destinos turísticos do continente, bem como organizações do setor privado, tanto acadêmicas e do terceiro setor, como empresas, em dois segmentos: Destinos e Organizações.
Programação da Fidi
Curitiba é sede da Feira Internacional de Destinos Turísticos Inteligentes (Fidi), que acontece até terça-feira (19/3), com realização do Instituto Cidades do Futuro e a Fundação Ciudad de La Plata. Nesta segunda-feira (18/3), o prefeito Rafael Greca participa da abertura oficial do evento, às 16h30, no Memorial de Curitiba.
Com uma programação diversificada e palestrantes prestigiados, a Fidi vai mergulhar nas inovações que estão moldando o futuro do turismo em todo o mundo, as últimas tendências em Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).
Os palestrantes representam países como Espanha, Colômbia, Peru, Argentina, Panamá, Paraguai, Uruguai, Equador e várias regiões do Brasil. São 42 conferencistas de renome nacional e internacional que vão compartilhar experiências.
A Fidi integra a programação de março pelos 331 anos da capital e antecede o Smart City Expo Curitiba 2024, edição brasileira da maior fórum de cidades inteligentes do mundo, que ocorre a partir de quarta-feira (20/3).