Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
SB Brasil

Curitiba recebe pesquisa nacional para avaliar a saúde bucal da população

Começa em Curitiba o estudo “SB Brasil”, um levantamento feito pelo Ministério da Saúde para avaliar as condições de saúde bucal da população. Foto: Divulgação

 

A partir desta sexta-feira (1º/4), começa em Curitiba o estudo SB Brasil, um levantamento feito pelo Ministério da Saúde para avaliar as condições de saúde bucal da população. A pesquisa é realizada a cada dez anos em municípios de todo o país.

O projeto será realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Serão 19 equipes compostas por três profissionais de saúde, um agente comunitário de saúde, um cirurgião dentista e um auxiliar ou técnico em saúde bucal.

A pesquisa será realizada em todas as regiões da cidade. Serão pesquisados grupos de diferentes faixas etárias: pessoas de 5 e 12 anos, de 15 a 19 anos, de 35 a 44 anos e de 65 a 74 anos. 

Na primeira etapa, os agentes comunitários de saúde farão visitas domiciliares para identificar pessoas que fazem parte das faixas etárias contempladas pela pesquisa. Nesse momento será combinada uma data para a realização da segunda parte da ação.

No segundo momento, o cirurgião dentista e o técnico ou auxiliar de saúde bucal farão nova visita para realizar o exame bucal dos moradores que foram indicados pelo agente de saúde. Nesse momento também será preenchido um formulário com resultado das avaliações.

A superintendente de gestão da SMS, Flavia Quadros, ressalta que é muito importante a população colaborar com a pesquisa e receber as equipes de saúde.

“O projeto é essencial para orientar a Política Nacional de Saúde Bucal. O resultado da pesquisa vai indicar as doenças bucais de maior ocorrência em cada região e, com base nesses dados, será possível aperfeiçoar a oferta de serviços odontológicos pelo SUS em todo o país”, explicou.

A pesquisa

O objetivo do levantamento é ofertar à gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) informações para o planejamento de políticas e programas de promoção, prevenção e assistência em saúde bucal, nas esferas nacional, estadual e municipal.

O levantamento feito pelas equipes tem o objetivo de identificar as doenças mais prevalentes na população, como cárie dentária, doenças periodontais, necessidade de próteses dentárias, condições de oclusão, traumatismo dentário e o impacto dessas doenças na qualidade de vida, entre outros aspectos.