Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Selo Ouro

Curitiba recebe o maior prêmio do Sebrae-PR por apoio à micro e pequena empresa

Curitiba e seus Espaço Empreendedor recebem do Sebrae/PR o maior prêmio de apoio à micro e pequena empresa. Foto: Divulgação

 

Curitiba conquistou, nesta quarta-feira (9/11), em Foz do Iguaçu, o selo de Cidade Empreendedora Classe Ouro, premiação concedida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR), em reconhecimento aos municípios que investem em políticas públicas de apoio aos micro e pequenos negócios.

Também foram premiados os nove Espaços Empreendedor da cidade, que já realizaram 134 mil atendimentos presenciais este ano, de janeiro a novembro.

Oito unidades - Bairro Novo, Boqueirão, Fazendinha/Portão, Santa Felicidade, Boa Vista, CIC, Pinheirinho e Tatuquara - receberam o Selo Ouro de Atendimento Sebrae/PR 2022 e a unidade Cajuru recebeu o Selo Prata, em reconhecimento ao desempenho e qualidade do atendimento prestado ao Microempreendedores Individuais (MEIs).

A premiação foi realizada na manhã desta quarta-feira (9/11), durante o Encontro Estadual dos Comitês dos Pequenos Negócios, promovido pelo Sebrae-PR com apoio do Fórum Paranaense da Micro e Pequena Empresa (Fopeme), reunindo cerca de 700 pessoas de todo o estado.

Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, órgão ligado ao município e responsável pelos Espaços Empreendedor, parabeniza as equipes das unidades pelo reconhecimento.

“O resultado mostra que Curitiba segue avançando para um atendimento de excelência a quem começa a empreender. Além do apoio documental, de gestão e contabilidade, nossos Espaços Empreendedor promovem capacitações, para que os novos negócios prosperem”, destaca Cris Alessi.

Desde o início da gestão Rafael Greca, em 2017, as unidades vêm sendo modernizadas dentro do conceito do Vale do Pinhão, movimento da Prefeitura e do ecossistema para estimular a inovação na cidade. Para a premiação, foram aplicados os critérios de gestão, soluções para clientes, estrutura física, cliente oculto, resultados de atendimento, capacitação da equipe, comunidades digitais e planejamento.

“Curitiba se destaca por ter descentralizado o atendimento aos micro e pequenos empreendedores em vários pontos da cidade. Contar com nove Espaços Empreendedor nas Ruas da Cidadania levaram o movimento para perto da população, facilitando o acesso de quem precisa de informações e serviços”, destaca o diretor jurídico da Agência Curitiba, Fred Lacerda, que esteve em Foz para receber os prêmios. 

Cidade empreendedora

O Selo Ouro do Sebrae-PR de Cidade Empreendedora endossa outros reconhecimentos do trabalho realizado por Curitiba em favor dos micro e pequenos negócios. Este ano, capital paranaense também foi reconhecida pelo Sebrae Nacional como segunda melhor cidade para empreender no Brasil, divulgado no Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local (Isdel).

A classificação para a premiação estadual é realizada conforme a evolução no Índice de Desenvolvimento de Ambiente de Negócios Municipal (IDAN-M), que contempla os critérios: políticas públicas; acesso a mercados; acesso a crédito; simplificação e desburocratização; liderança e governança; associativismo e inovação.

Ao todo, 135 municípios participantes do programa Cidade Empreendedora no Paraná foram avaliados para a premiação. Curitiba está entre as 30 que conquistaram a classificação máxima, Ouro, 44 obtiveram Prata e 19 conseguiram Bronze.

Espaços Empreendedor

Atualmente, Curitiba conta com mais de 186 mil MEIs, um sistema simplificado de formalização de empresa em que é possível ter CNPJ, emitir nota fiscal e ter benefícios previdenciários.

Os Espaços Empreendedor são a porta de entrada para quem quer formalizar um negócio em Curitiba e se tornar um microempreendedor individual (MEI). Para os que já são empreendedores na cidade, os nove Espaços Empreendedor disponibilizados pela Prefeitura contam com diversos serviços, gratuitos.

As linhas de apoio aos pequenos negócios incluem:

  • Orientação e formalização do negócio 
  • Cursos de Capacitação Empresarial
  • Consultoria e Assessoria Empresarial
  • Intermediação de Microcrédito Produtivo
     

Em alta