Reflexo de seu desenvolvimento como cidade inteligente, Curitiba é reconhecida mais uma vez como referência, recebendo uma proposta de parceria como cidade-irmã de San Ignacio Guazú, município do Paraguai. Nesta terça-feira (14/11), a equipe da Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba se reuniu com a comitiva no Salão Nobre do Palácio 29 de Março.
“Estamos maravilhados com Curitiba, fomos muito bem recebidos e a cidade é um exemplo para a América Latina, por isso propomos a parceria de Cidades-Irmãs”, explicou a prefeita de San Ignacio Guazú, Cristina Ayala.
Além da Prefeitura de Curitiba, a comitiva conheceu a Fazenda Urbana, participaram de reunião com a Agência UFPR Internacional e foram apresentados à Urbanização de Curitiba - URBS, para conhecer melhor os projetos de gestão inteligente da capital paranaense.
“O estado do Paraná tem uma longa história de cooperação e amizade com a nação paraguaia, e Curitiba considera muito importante fortalecer os laços com as instituições paraguaias para fomentar o comércio e intercâmbios. Curitiba segue fortalecendo como liderança regional e referência em cidades inteligentes, para todo o mundo, em especial para nossos vizinhos do Paraguai”, afirmou o assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó.
San Ignacio Guazú fica localizada no sul do Paraguai, com uma população de cerca de 25 mil habitantes, e além de centro comercial, é conhecida como Capital do Barroco Hispano-Guarani, sendo um espaço em que a cultura e as artes paraguaias prosperaram.
Presenças
A comitiva paraguaia era formada por Cristina Ayala, prefeita de San Ignacio Guazú; Luis Ruiz Diaz, coordenador de Carreira; Edgar Martinez, diretor da Universidade Nacional de Misiones; Amado Mereles, gerente do banco Nacional de Fomento; Pascual Vega, secretário municipal de Educação; e 20 estudantes universitários de Ciências Políticas da Universidade Nacional de Misiones.