Durante três dias, de 23 a 25 de outubro, Curitiba recebe delegações de cidades brasileiras e de outros países para a Reunião do Conselho Executivo da Associação Internacional das Cidades Educadoras, evento preparatório para o Congresso Internacional de 2024. Será a primeira vez que a capital do Paraná sediará um evento dessa natureza.
O Congresso Executivo contará com a presença do prefeito Rafael Greca, de equipes de todas as áreas da Prefeitura, dos Embaixadores do Futuro da rede municipal de ensino, vereadores, além de delegações da Finlândia, Coreia do Sul, Espanha, Argentina, Bélgica e Portugal.
A programação inclui o lançamento da Campanha Institucional Curitiba Cidade Educadora, visitas a equipamentos e espaços públicos, como o Farol do Saber e Inovação Gilberto Freyre, da Escola Municipal CEI Bela Vista do Paraíso (Santa Cândida) e a Escola Municipal de Sustentabilidade (Bosque Zaninelli, no Pilarzinho).
Preparativos
Em maio de 2024, a capital do Paraná vai sediar o Congresso Internacional das Cidades Educadoras. Para isso foi criado um Comitê intersetorial que é responsável pela organização dos preparativos para o evento.
Além da Educação, participam representantes das Secretarias Municipais da Saúde, Defesa Social e Trânsito, Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Esporte, Lazer e Juventude, além da Fundação Cultural de Curitiba, Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura, Meio Ambiente e Turismo.
Para a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, a oportunidade de sediar um evento como esse é muito valiosa. “Além de mostrar o que nos torna uma cidade educadora, como os programas Fala Curitiba e Linhas do Conhecimento, por exemplo, vamos aprender com os demais participantes”, pontua.
Ansiedade
Os Embaixadores do Futuro estão ansiosos. Eles participaram de uma reunião com a secretária Maria Sílvia nesta sexta-feira (23/10), quando receberam informações sobre o evento. “É um projeto incrível, e eu não esperava me divertir tanto. Saber que não fazemos isso só por Curitiba, mas talvez pelo mundo inteiro, é surreal”, disse o estudante Nicolas Fagundes, 13 anos.
Luciana Moreno, 13 anos, vai treinar o espanhol. “Estou bem nervosa para semana que vem. Eu vou falar com pessoas que vieram da Espanha, e eu já falo espanhol, então quero muito conseguir conversar em espanhol no dia”, comentou a jovem.
O projeto, realizado desde 2017 em parceria pela Secretaria Municipal da Educação e Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura, leva estudantes do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental a consulados e prédios históricos para aulas de campo, além da participação em eventos como este.
“A função de vocês é mostrar para todo mundo o que Curitiba é. Isso é diplomacia, um dos principais aspectos desse programa”, avisou a secretária aos embaixadores.
O que é?
Cidade educadora é aquela que oferece oportunidades de práticas da cidadania aos seus habitantes como pertencimento, respeito, tolerância e a participação nas decisões coletivas.
Atualmente, são 500 cidades de 35 países distribuídas por todos os continentes dentro desse grupo. A coordenação é da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), fundada em 1994. A AICE tem sede em Barcelona (Espanha). É uma associação sem fins lucrativos constituída como estrutura permanente de colaboração entre governos locais que se comprometem a reger-se pelos princípios inscritos na Carta das Cidades Educadoras. Qualquer governo local que aceite este compromisso pode converter-se em membro ativo da associação.