O Ecossistema Destino Turístico Inteligente (DTI) deu a largada para sua nova agenda de trabalhos nesta quarta-feira (5/2), com um encontro no Liceu de Ofícios Criativos, no Setor Histórico de Curitiba. O evento reuniu representantes do Instituto Municipal de Turismo (IMT), Sebrae-PR, Fecomércio, guias de turismo, academia, empresas do setor privado e membros de outras secretarias municipais.
A reunião marcou a apresentação oficial do presidente do IMT, José Luiz Velloso, ao grupo. Durante sua fala, ele destacou a importância do DTI para fortalecer Curitiba como referência no turismo nacional e internacional.
Parceria e modernização do turismo
Com um discurso otimista, José Luiz ressaltou que a colaboração entre o setor público e privado será essencial para impulsionar o turismo na capital paranaense.
“O DTI é fundamental para o crescimento do destino no cenário nacional e internacional. O poder público está de mãos dadas com o setor privado nessa missão de ampliar o turismo em Curitiba e vamos desburocratizar o sistema para acelerar. Queremos um destino cada vez mais inovador, voltado para o futuro, mas sem perder a identidade curitibana, nosso maior tesouro”, afirmou o presidente do IMT.
Retomada com planejamento estratégico A Oficina Tiro de Largada marcou oficialmente o reinício dos trabalhos do DTI. Entre os temas abordados na pauta do encontro, estiveram a integração do novo presidente ao grupo, uma revisão dos avanços e conquistas do Destino Curitiba, uma análise FOFA (SWOT) para identificar forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. A metodologia FOFA é uma ferramenta estratégica utilizada para avaliar cenários internos e externos, auxiliando na definição de ações e tomadas de decisão. Também foi discutida a definição do novo formato de trabalho para 2025, incluindo a priorização dos Grupos de Trabalho Setoriais (GTS).
Com esse pontapé inicial, Curitiba reafirma seu compromisso em consolidar-se como um Destino Turístico Inteligente, apostando em inovação, gestão eficiente e identidade cultural para atrair visitantes e fortalecer o setor.