Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Segurança Alimentar

Curitiba promove a 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional em busca de soluções contra a fome

Secretário Municipal de Segurança Alimentar e Nutricioal, Luiz Dâmaso Gusi, acompanhado da Presidente do COMSEA, Daniele Comarella e outras Autoridades, participa da cerimônia de abertura da IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba. Curitiba, 14/07/2023. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

Representantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), da Prefeitura de Curitiba e de organizações da sociedade civil, participaram, nesta sexta-feira (14/7), do primeiro dia de trabalhos da 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsan), no Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba).

O evento é promovido pelo Comsea e pela Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) e tem o tema “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”. O objetivo central da conferência é debater e estabelecer estratégias e políticas voltadas para a segurança alimentar e nutricional da população curitibana.

O prefeito Rafael Greca deu as boas vindas aos participantes por meio de um vídeo, onde destacou as principais ações da Prefeitura de Curitiba em segurança alimentar e nutricional. “Nós temos a visão de que assegurar que ninguém passe fome e que tenham acesso a boa alimentação é um direito das pessoas. Que esta conferência nos traga boas novas ideias”, disse o prefeito.

Curitiba realiza a 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional; evento começa na sexta

Conferência municipal estabelece estratégias e políticas para a segurança alimentar e nutricional

Pacto Contra a Fome busca parcerias com Curitiba para replicar iniciativas de segurança alimentar no Brasil

Prefeitura de Curitiba e Moinhos Anaconda formam 12 alunos do curso de Panificação

Semana da Economia tem produtos para um delicioso café com preços especiais nos Armazéns da Família

Palestras

Durante o primeiro dia da conferência, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a três palestras ministradas por professores especialistas na área de segurança alimentar e nutricional. O professor da UFPR, Nilson Maciel de Paula, trouxe reflexões sobre os determinantes e macrodesafios para a soberania alimentar. A militante do Movimento Sem Terra (MST), Adriana Oliveira, teve sua experiência na luta pela garantia do direito à alimentação adequada. Já o agricultor agroecológico, Luiz Carlos de Camargo Gonçalves, apresentou os benefícios e desafios da produção de alimentos de forma sustentável.

O Secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, enfatizou o empenho da administração municipal em implementar ações concretas para garantir o acesso a uma alimentação saudável e de qualidade. "A segurança alimentar não é apenas uma necessidade, mas também um direito básico que deve ser assegurado a todos. Estamos trabalhando incansavelmente para que nenhum curitibano passe fome e para que a comida de verdade seja uma realidade em nossa cidade", afirmou o secretário.

A presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Daniele Comarella, enfatizou a importância da participação ativa da sociedade civil na conferência e na construção de políticas públicas efetivas. "A Comsan é um espaço de diálogo e construção coletiva, onde podemos discutir e propor medidas concretas para enfrentar os desafios da segurança alimentar em nossa cidade. É fundamental que todos estejam engajados nesse processo, pois juntos podemos promover mudanças significativas", afirmou um presidente do Conselho.

Atividades

A conferência segue neste sábado (15/7), com atividades em grupos de trabalho, nos quais os participantes serão divididos para elaborar propostas nos três eixos temáticos: Determinantes e Macrodesafios Para a Autoridade e Segurança Alimentar e Nutricional; Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Políticas Públicas Garantidoras do Direito Humano à Alimentação Adequada; e Democracia e Participação Social.

As propostas aprovadas durante a conferência municipal terão continuidade nas etapas regional, estadual e federal, sendo mantidas à análise e desfrutadas. Caso sejam aprovadas em todas as instâncias, as propostas integrarão o 3º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que será implementado no período de 2024 a 2027.

Presenças

Participaram do evento a vereadora Professora Josete; o promotor de justiça do Ministério Público do Paraná, Rafael Oswaldo Machado Moura; a Diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Marcia Cristina Stolarski; o Secretário Executivo do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná, Valdenir Batista Veloso; e a Diretora Geral do Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba), Larissa Albuquerque Dutra.

Em alta