Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Mais moradias

Curitiba prepara novo edital para ampliar produção de habitação social

O Presidente da Cohab Curitiba, André Baú, reuniu-se com o Presidente da FAS, Renan Rodrigues, e representantes do Sinduscon para tratar de um Acordo de Cooperação. Curitiba, 28/04/2025. Foto: Rafael Silva

A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) sediou duas importantes reuniões, nesta segunda-feira (28/4), para alinhar ações que irão incrementar o programa habitacional do município. A primeira tratou de um projeto voltado a reformas e melhorias de casas em áreas em processo de regularização fundiária. A segunda discutiu a elaboração de um novo edital de parceria entre o município e construtoras, com medidas que pretendem acelerar o atendimento aos inscritos na fila da casa própria.

Na primeira reunião foram discutidas as participações no projeto Construção do Bem, promovido pelo  Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-PR), em convênio com a Cohab e a Fundação de Ação Social (FAS). Com a presença do presidente da Cohab, André Baú, do presidente da FAS, Renan de Oliveira e do diretor executivo do Sinduscon, João Guido Campelo, os órgãos envolvidos alinharam a participação de cada um na execução do projeto, para posterior assinatura de um acordo de cooperação.

Reformas e melhorias

A Cohab indicará as áreas a serem atendidas e a primeira delas será a Vila 29 de Outubro, no Caximba, em terrenos onde a gestão municipal já iniciou o processo de Reurb para regularizar os lotes que se encontram em locais sem risco de alagamentos. A iniciativa pretende utilizar materiais de construção doados por empresas para executar reformas em moradias de famílias vulneráveis, em especial chefiadas por mulheres beneficiárias de programas sociais.

“Com esta ação conjunta poderemos reformar cozinhas, banheiros e promover outras benfeitorias que venham a melhorar a qualidade de vida dos moradores. Diversificar as formas de atendimento habitacional é uma determinação do prefeito Eduardo Pimentel, que tem a habitação social como uma das prioridades da gestão”, destaca André Baú.


Novo edital

A segunda reunião, entre profissionais da Cohab e representantes do Sinduscon, teve como objetivo avançar na elaboração de um novo edital de credenciamento para construtoras parceiras. A ideia é alavancar a produção habitacional de interesse social, com a oferta de melhores condições para as empresas construírem novos conjuntos voltados exclusivamente ao público da Cohab.

Entre as estratégias discutidas, estão a ampliação de benefícios fiscais e urbanísticos que possibilitem a redução de custos e a construção do maior número possível de unidades habitacionais, conforme o zoneamento de cada área da cidade. Os valores das unidades habitacionais estão sendo revistos, de acordo com a área em que estarão localizados - outro atrativo para potenciais construtoras parceiras.

Também estão em estudo subsídios que ajudem as famílias inscritas na fila da casa própria a arcar com o valor de entrada dos imóveis, viabilizando o acesso ao financiamento.

“Estamos desenvolvendo um novo programa habitacional, que diversifica as modalidades de atendimento e permite alcançar a meta estipulada pelo prefeito de gerar 20 mil novas moradias. Para isso, estamos estruturando ações que contemplem todas as pontas do processo: poder público, iniciativa privada e população”, reforça o presidente da Cohab.