O prefeito Eduardo Pimentel conversou, no fim da tarde desta terça-feira (25/3), com o economista e ex-presidente do New Development Bank (NDB), o banco dos Brics, Marcos Troyjo, que foi um dos principais palestrantes do Fórum Econômico dentro do Smart City Expo Curitiba 2025. O evento vai até quinta-feira (25/3), na Ligga Arena.
Troyjo mostrou um panorama do cenário econômico mundial com o aumento das barreiras tarifárias norte-americanas, que tendem a beneficiar o Brasil e estados exportadores, como o Paraná, e também do interesse de fundos investidores pelo País.
Para Curitiba, que é nota A em Capacidade de Pagamento (Capag), é uma oportunidade para atração de investimentos, segundo o economista. “Queremos atrair investimentos para a nossa cidade. Acabamos de criar a Secretaria Extraordinária de Parcerias Público-Privadas e Concessões, que vai criar uma empresa para formatar negócios neste modelo em áreas como saúde, habitação popular e meio ambiente”, disse o prefeito.
Investimentos internacionais
Curitiba tem grande projetos com investimentos internacionais atualmente, como o BRT Leste/Oeste (NDB), o novo Inter 2 (BID) e o Bairro Novo da Caximba (Agência Francesa de Desenvolvimento). “São projetos que trazem um ganho muito grande para a população. Somente o Ligeirão Leste/Oeste vai garantir uma economia de tempo de deslocamento de 15 minutos na ida e 15 minutos na volta para o passageiro”, afirmou o prefeito.
Eduardo Pimentel também falou sobre os principais projetos do município, como a nova concessão do transporte coletivo, a nova licitação do lixo, o novo Plano Diretor, a revitalização do Centro da cidade. “Esse último é um programa amplo, que envolve segurança, investimento, retrofit, habitação e lazer. Queremos que as pessoas voltem a frequentar o Centro da nossa cidade”, disse. Para Troyjo, o Centro de Curitiba tem potencial para atrair um polo de startups, por exemplo.
Sustentabilidade e IA
Para o economista, uma das tendências mundiais no cenário econômico será aliar sustentabilidade com inteligência artificial. “A inteligência artificial é uma das coisas que mais consomem energia. O mundo precisará olhar para isso”, afirmou.
Smart City Expo Curitiba
O fórum internacional, organizado pelo iCities, hub de inovação com sede na capital, conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Paraná e a chancela da Fira Barcelona, um dos mais renomados organizadores de eventos do mundo.