Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
banner

Unidos contra as enchentes

Curitiba planeja ações conjuntas com municípios da região metropolitana para prevenir alagamentos

Prefeito Eduardo Pimentel com o secretário do Desenvolvimento da Região Metropolitana, Thiago Bonagura, em reunião com as prefeitas de Pinhais, Rosa Maria e de São José dos Pinhais, Nina Singer, o vice-prefeito de Colombo, Paulo Coradin e a deputada estadual Marli Paulino. Curitiba, 20/02/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM

Os municípios de Pinhais, São José dos Pinhais e Colombo vão se unir a Curitiba em ações para prevenir alagamentos. A decisão de um grande trabalho conjunto foi tomada na tarde desta quinta-feira (20/2), durante um encontro no Palácio 29 de Março. O prefeito da capital, Eduardo Pimentel, recebeu em seu gabinete as prefeitas Nina Singer, de São José dos Pinhais e Rosa Maria de Jesus Colombo, de Pinhais, o vice-prefeito de Colombo, Paulo Coardin e o secretário municipal de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Thiago Bonagura, que definiram as ações. 

“Integração metropolitana. É isso que nós estamos fazendo em parceria com os municípios vizinhos de Curitiba. Vamos realizar ações de limpeza e desassoreamento de forma conjunta nos rios das regiões que fazem o limite dos municípios. Estamos nos unindo no trabalho de prevenção de enchentes porque queremos resultados rápidos. E, em breve, nós traremos mais obras e mais informações para nossa população”, disse Eduardo Pimentel.


Macrodrenagem em parceria

Esta semana, o município de Pinhais já havia firmado parceria com Curitiba para o trabalho conjunto de prevenir alagamentos a partir da macrodrenagem do Rio Atuba, um dos principais cursos d’água da capital paranaense.

As intervenções vão ampliar a capacidade de vazão. O Rio Atuba tem um papel essencial na drenagem urbana de Curitiba, uma vez que recebe águas de diversos afluentes e marca o limite da capital com os municípios de Pinhais e Colombo.


Bacias de contenção

Eduardo Pimentel também anunciou aos representantes dos municípios que, na próxima semana, assina ordem de serviço para a implantação de duas novas bacias de contenção do Rio Atuba, na região do bairro do Atuba, na capital. Além de beneficiar Curitiba, as intervenções também ajudam a reduzir o impacto de alagamento nos municípios limítrofes. 

“Curitiba é uma cidade metropolitana e este trabalho de prevenção de alagamentos com este intenso regime chuvas tem que ser em parceria com os municípios e nós vamos trabalhar em conjunto”, concluiu o prefeito curitibano.  

Também participaram da reunião desta quinta-feira: o vice-prefeito de São José dos Pinhais, Michel Carvalho; o diretor executivo de Meio Ambiente da Prefeitura de Colombo, William Zanini e deputada estadual Marli Paulino.