Curitiba é uma das 64 cidades de 35 países a integrar a Rede Global de Cidades de Aprendizagem da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como reconhecimento por seus esforços para tornar a aprendizagem ao longo da vida uma realidade para todos. As novas cidades foram anunciadas nesta quarta-feira (14/2), durante o evento virtual Capacitando Alunos de Todas as Idades: As Cidades de Aprendizagem da Unesco Transformam Vidas.
Apenas três municípios brasileiros integram o grupo de América Latina e Caribe. Além de Curitiba, figuram Recife, no Estado de Pernambuco, e Leme, em São Paulo.
“Como cidade mais inteligente do mundo e membro da Associação Internacional das Cidades Educadoras, nossa Curitiba mostra mais uma vez que é destaque internacional”, comentou o prefeito Rafael Greca.
A Rede Global da Unesco é internacional e composta por cidades que promovem com sucesso a aprendizagem ao longo da vida nas suas comunidades.
As novas cidades foram adicionadas à rede por recomendação de um júri de especialistas. Um forte compromisso com a aprendizagem ao longo da vida por parte da administração municipal e um histórico de boas práticas e iniciativas políticas foram os pré-requisitos.
“Seguimos firmes em nosso propósito de tornar Curitiba uma cidade melhor a cada dia. Uma cidade educadora nunca está pronta, é constantemente construída com a participação e o envolvimento de todos, com ideias e ações”, comenta a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
“As cidades são fundamentais para transformar o direito à educação numa realidade tangível para os indivíduos. Com as novas admissões, a rede inclui agora 356 cidades de todo o mundo que partilham conhecimentos e abrem caminho para oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para 390 milhões de cidadãos”, explicou Audrey Azoulay, diretora-geral da Unesco.
- VEJA AQUI a lista das cidades divulgada pela Unesco.
Congresso Internacional
A capital do Paraná é destaque no cenário nacional e internacional por seus projetos e ações e vai sediar o XVII Congresso Internacional das Cidades Educadoras, de 21 a 24 de maio. Será a primeira vez que a capital do Estado recebe o congresso da Associação Internacional.
Curitiba também coordena a Rede Brasileira de Cidades Educadoras (Rebrace). A cidade coordenadora é responsável por articular as ações e debates de interesse das cidades educadoras no Brasil.