A partir do próximo ano, Curitiba participará dos eventos culturais e técnico-científicos alusivos aos 700 anos de morte do poeta florentino Dante Alighieri, no ano de 1321.
O termo de cooperação entre a Prefeitura de Curitiba e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – que conduzirá a organização das atividades – foi assinado nesta terça-feira (10/12), no gabinete do prefeito Rafael Greca.
“A PUC, dento da sua missão institucional de preservar o patrimônio cultural do Ocidente, criado inclusive por influência da Igreja Católica, começa, com dois anos de antecedência, a celebração dos 700 anos da entrada para a eternidade do grande poeta Dante Alighieri”, disse o prefeito.
A organização começa nos próximos meses e, a partir de agosto de 2020, o Projeto Dante 2021 promoverá uma série de eventos na cidade para marcar a data.
Em Curitiba, as atividades culturais devem envolver declamações da obra do poeta (em português e em italiano), música, palestras, debates, além de atividades pedagógicas com os estudantes sobre a obra do italiano, autor da Divina Comédia.
A iniciativa surgiu a partir da Universidade de Yale (Estados Unidos da América), que centraliza as celebrações da vida e obra do poeta. Doze países participam. Na capital do Paraná, toda programação ficará a cargo de uma comissão composta por representantes da PUCPR, do Gabinete do Prefeito, da Secretaria Municipal da Educação e da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).
“Nossa intenção é popularizar a obra desse grande poeta”, destacou o reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski.
Italiano nas escolas
A língua italiana está cada vez mais presente na rede municipal de ensino. Pelo programa Curitibinhas Poliglotas, lançado este ano, seis mil estudantes do Ensino Fundamental de 109 escolas municipais já têm aulas de língua estrangeira (inglês, espanhol ou italiano).
A iniciativa será ampliada em 2020. As unidades optaram pelas línguas conforme decisões da comunidade escolar. São 78 unidades com inglês, 23 com espanhol e dez que ofertam italiano.
Presenças
Também participaram da solenidade de assinatura do termo a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; a presidente da FCC, Ana Castro; o assessor de Relações Internacionais, Rodolpho Zannin Feijó; o professor Ewerton Kaviski (coordenador do projeto Dante); José Luiz Casela, chefe de gabinete da Reitoria; o diretor de Cultura e Esporte da universidade, André Turbay, além de professores de Literatura e Filosofia da PUCPR.
Leia mais
Programa Curitibinhas Poliglotas beneficia seis mil estudantes