A execução do Projeto de Gestão de Risco Climático (PGRC) Bairro Novo do Caximba foi apresentada, nesta segunda-feira (13/3), no seminário internacional “Visões cruzadas sobre políticas habitacionais na América Latina”, realizado em Lima, capital do Peru.
A Prefeitura de Curitiba esteve representada presencialmente pela diretora de relações comunitárias da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), Meiri Morezzi, e de forma virtual pelo coordenador de projetos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Mauro Magnabosco.
Organizado pelos ministérios da Habitação do Peru e do Equador e Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), com o apoio da União Europeia, o seminário aconteceu na sede da AFD em Lima, com objetivo de proporcionar troca de experiências sobre políticas e ferramentas para o acesso à moradia sustentável e acessível na América Latina
“É muito rica essa troca de experiências entre as nações, pois todas enfrentam problemas com déficit habitacional, cada país com sua particularidade. Importante conhecer as estratégias e ideias utilizadas por cada um para qualificar ainda mais o trabalho que realizamos em Curitiba”, disse Meiri.
Painéis
O seminário foi dividido em diferentes painéis. Meiri participou do painel 2: A governança da habitação de interesse social nas suas diferentes escalas e operadores.
Em sua apresentação a diretora falou, em especial, sobre a relevância da aproximação com a comunidade para o sucesso de uma intervenção habitacional de grande porte e a relação de habitação com questões ambientais, de como as ocupações irregulares em áreas de preservação afetam o meio ambiente de forma global, tornando os efeitos climáticos mais fortes e frequentes.
Meiri destacou o que Curitiba considera como os quatro pilares necessários para o êxito em um projeto de moradia de interesse social: um bom projeto; a participação popular; recursos e vontade política. “Felizmente em Curitiba temos o prefeito Rafael Greca com muita vontade política de realizar, que é o primeiro passo para enfrentar a questão”, ressaltou durante a apresentação.
A Ministra de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Equador, Gabriela Aguilera Jaramillo, elogiou a atuação de Curitiba. “Essa experiência dos quatro eixos para o êxito da política habitacional é importantíssima. Devemos refletir sobre isso, levarei esse desenho para trabalhar com minhas equipes no Equador”, destacou.
Para o presidente da Cohab, José Lupion Neto, essa troca é relevante para que novas soluções possam ser encontradas. “É uma dificuldade comum nos países da América Latina a busca por recursos para viabilizar grande projetos habitacionais. Esse intercâmbio auxilia na criação de alternativas para a execução de diferentes intervenções”, diz Lupion.
Caximba
Reduzir a lacuna no acesso a moradia digna e acessível com mecanismos de financiamento inclusivos foi o tema do painel 3. Além de Meiri, o coordenador do Ippuc, Mauro Magnabosco, participou por vídeo. Os dois apresentaram o estudo de caso do projeto Bairro Novo do Caximba.
Os representantes de Curitiba explicaram o modelo dos contratos que serão firmados com as famílias, nos quais o cálculo do valor das prestações leva em conta a capacidade de pagamento de cada um, com o subsídio proporcionalmente maior para os que mais necessitam.
O projeto Bairro Novo do Caximba está sendo executado pela prefeitura em parceria com a AFD e representa investimentos de €$ 38,1 milhões. Serão beneficiadas quase duas mil famílias, com a construção de 1.147 novas casas, obras de infraestrutura, dique para contenção de cheias, parque linear e regularização fundiária.
Presenças
O evento no Peru foi dirigido a especialistas e profissionais do setor, instituições financeiras e universidades. Além da ministra do Equador, participaram o vice-ministro de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Equador, Wilson Narváez Ubidia; o diretor-geral de Políticas e Regulação de Habitação e Urbanismo do Peru, José Antonio Cerrón Valdivia; e o vice-ministro de Habitação e Urbanismo do Peru, Sumilla Hernán Navarro Franco.
Também estiveram presentes o embaixador da União Europeia no Peru, Gaspar Frontini; o embaixador da França no Peru, Marc Giacomini; a chefe de projetos urbanos da AFD, Delphine Le Duff; e o diretor da AFD no Peru, Clément Larrue.