Curitiba foi uma das três cidades participantes da abertura do Smart Cities Mundi, evento totalmente on-line e gratuito realizado pela Momento Editorial e que começou na manhã desta segunda-feira (20/6) com o painel intitulado Cidades que Inspiram. O encontro vai até quarta-feira (22/6).
A assessora técnica da área de transformação digital e inovação da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), Carla Cavichiolo Flores, representou a cidade durante o painel que teve também a participação do Rio de Janeiro (RJ) e de Guarulhos (SP).
Carla destacou a importância de a área de tecnologia da informação estar atrelada às diversas temáticas de cada secretaria e estar centrada no ser humano, no cidadão. “Precisamos não apenas buscar e adotar novas tecnologias, mas queremos que as pessoas envolvidas assimilem o seu uso. A tecnologia é algo vivo, orgânico. Muitas vezes, esse é um processo que leva tempo”, analisou ela, ao defender ainda a necessidade de formar o servidor público.
Ela também apresentou algumas das iniciativas que Curitiba adotou, como o Check-in Seguro, solução criada para o período mais intenso da pandemia pelo novo coronavírus e que poderá ser aplicada de outras formas.
Destacou a importância de parcerias, como a que resultou na Muralha Digital, desenvolvida de forma colaborativa com a Secretaria de Defesa Social e Trânsito e que em breve terá as câmeras corporais no efetivo e viaturas da Guarda Municipal. Serão 511 câmeras corporais e 160 veiculares.
A assessora apresentou ainda a vertente da transformação digital que acontecerá com o cadastro único do e-Cidadão, que já tem mais de 800 mil pessoas cadastradas e que futuramente deverá ser integrado à plataforma gov.br, e o Wi-fi Curitiba, internet gratuita pública espalhada pela cidade.
Na área de governança, Curitiba foi eleita, entre as cidades com mais de 50 mil habitantes, a mais transparente no Paraná, segundo ranking do Tribunal de Contas do Estado, de acordo com o mais recente Índice de Transparência da Administração Pública.
“Temos apostado em soluções inovadoras, investido em constantes melhorias e evitado ações desconectadas, minimizando custos”, resumiu a representante da Prefeitura de Curitiba.
Cidadão inteligente
No mesmo painel participaram o chefe executivo de Resiliência e Operações do Centro de Operações do Rio de Janeiro, Alexandre Goldfeld Cardeman, que detalhou a estrutura e o potencial do Centro de Operações que conta com 500 profissionais e mil câmeras.
Ele enfatizou a importância da comunicação, o papel de cada cidadão na cidade inteligente, o impacto da parceria entre o poder público e os prestadores de serviços públicos e do ecossistema de inovação da cidade.
Guarulhos foi representada pelo diretor de Modernização da Secretaria de Gestão, Giuliano Carlo Rainatto. A cidade aposta na infraestrutura municipal, com anel de fibra ótica, uso de ferramentas de conectividade entre as esferas municipais e processos 100% digitais.
Após a apresentação, os palestrantes responderam a perguntas dos participantes. O painel foi mediado pela jornalista Roberta Prescott.
LEIA MAIS
Com protocolo eletrônico, Prefeitura economiza 5,6 milhões de folhas de papel