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Indústria audiovisual

Curitiba participa da articulação para a criação de uma Film Commission federal

Curitiba participa da articulação para a criação de uma Film Commission federal Curitiba, 11/04/2024. Foto: Renato Vaz Brito

A Prefeitura de Curitiba participou do encontro de representantes de 20 film commissions municipais do País com o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, e o supervisor de Audiovisual e Economia Criativa, Christiano Braga, nesta quinta-feira (11/4), em Brasília. 

O grupo discutiu a importância da criação de uma film comission federal para atrair gravações de produções de outros países, desenvolver a indústria do audiovisual, gerar empregos e fortalecer a promoção do turismo internacional no Brasil.

A superintendente da Secretaria Municipal da Comunicação Social (SMCS) da Prefeitura de Curitiba e coordenadora da Curitiba Film Commission, Juliana Midori, participou da reunião com Elaine Rodrigues Leal, integrante do comitê de Curitiba.

“Nossa demanda junto à Embratur é para que a gente consiga construir uma imagem real do Brasil. Mostrar para o mundo que o Brasil é um país tão diverso, que não tem apenas uma imagem”, afirmou Juliana.

Freixo destacou a importância de engajar as diversas instâncias federais que atuam com o turismo e com o audiovisual, incluindo a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). “É uma articulação que envolve exportação, o pequeno empresário, capacitação, e o Sebrae Nacional e a Apex são grandes parceiros e podem trabalhar juntos", disse. "O Brasil não é só sol e praia. Somos um país com uma diversidade de biomas e de destinos e locações riquíssimas. Temos cultura, gastronomia e um povo maravilhoso, e o turismo, não podemos esquecer, é 8% do PIB”, completou o presidente da Embratur.

Turismo cinematográfico

Juliana Midori lembrou que o trabalho da Curitiba Film Commission é levar a imagem e a cultura da capital paranaense para outros cantos do Brasil e para o mundo.

“Quando vendemos a imagem de Curitiba estamos criando o turismo cinematográfico. Então, a cidade torna-se desejo, cresce o seu potencial turístico e desenvolvemos uma extensa cadeia que envolve profissionais e setores diversos da economia, como o hoteleiro, gastronômico e de transporte”, completou ela.

No último ano, Curitiba foi palco de grandes produções, como os filmes Dr. Monstro e Estômago 2 – O Poderoso Chefe, de Marcos Jorge; Traição entre Amigas, de Bruno Barreto; Torniquete, de Ana Catarina Lugarini; e Verde Oliva, de Wellington Sari.

Sinergia

As Film Commissions são estruturas que têm como objetivo promover as qualidades e atratividades de um destino para receber filmagens. Também contribuem para fortalecer a sinergia entre o trade turístico e o setor audiovisual, aumentando o interesse estrangeiro em conhecer, por exemplo, cenários e paisagens.

O encontro em Brasília reuniu representantes de film commissions e de secretarias de Cultura de municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Ceará.


 

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