Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Criatividade e Inovação

Curitiba mostra projetos e peças inovadoras em encontro da UNESCO

Curitiba vai apresentar em painéis do evento experiências de projetos públicos como a Fazenda Urbana. Foto: Hully Paiva/SMCS

A criatividade e a inovação curitibana estarão na XIV Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO. O encontro será realizado em Santos (Litoral de São Paulo), na próxima semana, entre os dias 18 a 22/7, a Prefeitura de Curitiba vai apresentar seus inovadores projetos de design urbano, de moda e de produto.

Primeira cidade do Brasil a integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO, Curitiba vai apresentar em painéis do evento experiências de projetos públicos como a Fazenda Urbana, o Rosto da Cidade e a rede de lojas Curitiba Sua Linda.

Na parte de exposição, Curitiba levará para o encontro das cidades criativas, algumas peças de designer de empresas locais como a Boulle. Instalada em Santa Felicidade, desde 2000 a Boulle cria móveis com madeira sustentável, de reaproveitamento.

Na linha da acessibilidade e inclusão, outra peça que representará Curitiba é a Confete, uma capa para prótese de perna criada pelos jovens inovadores do estúdio Furf Design. 

Feita com poliuretano, o produto da Furf já venceu vários importantes prêmios mundiais de inovação e designer. A peça está na linha do mote do encontro das Cidades Criativas da UNESCO, que nesta edição é “Criatividade, caminho para a igualdade”.

A Conferência

A conferência receberá delegados de quase 300 cidades representando por volta de 90 países, uma verdadeira vitrine para a inovação e a criatividade. Os participantes terão a oportunidade de trocar pontos de vista, experiências e iniciativas para a criação de condições favoráveis a cidades mais inclusivas e iguais, de acordo com as prioridades globais da UNESCO.

A Rede de Cidades Criativas é um programa de cidades emblemáticas da UNESCO lançado em 2004 para promover a cooperação entre cidades que reconhecem a cultura e a criatividade como fatores estratégicos para o desenvolvimento urbano sustentável.