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Balanço 8 anos

Curitiba modernizou a segurança com Muralha Digital, integração e proteção

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e o vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, fizeram a entrega simbólica de 167 novos veículos, que vão reforçar a frota da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito. Curitiba, 19/04/2024. Foto: Hully Paiva/SMCS

Em 2017, quando Rafael Greca e Eduardo Pimentel assumiram a Prefeitura de Curitiba, a capital paranaense enfrentava um cenário preocupante na área de segurança pública. A Guarda Municipal contava com um efetivo defasado, a frota estava sucateada, os equipamentos de monitoramento eram obsoletos e as ações integradas com as demais forças de segurança, como a Polícia Militar e a Polícia Civil, eram limitadas. Além disso, mulheres vítimas de violência não dispunham de mecanismos ágeis de proteção, como o botão do pânico.

Com o compromisso de transformar a segurança pública da cidade, a gestão de Greca e Pimentel implementou uma série de ações estratégicas e investimentos significativos, que, entre 2017 e 2024, resultaram em um salto na eficiência da segurança em Curitiba.

Segundo o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, em oito anos, a gestão transformou a segurança pública de Curitiba com ações inovadoras, investimentos em tecnologia e ampliação da integração entre os órgãos do setor.

"A Muralha Digital, a modernização do efetivo da Guarda Municipal, a ampliação das ações de segurança e a proteção às mulheres vítimas de violência são exemplos de como a cidade se tornou mais segura, preparada e eficiente na prevenção e combate ao crime", afirmou Matos. 

Muralha Digital: monitoramento inteligente e redução de crimes

A Muralha Digital é um sistema de videomonitoramento lançado em 2021. O Centro de Controle Operacional da Muralha foi equipado com 2.000 câmeras – sendo 1.325 fixas, 515 bodycams e 160 câmeras veiculares –, que passaram a monitorar ruas e pontos estratégicos, como terminais de ônibus, escolas e praças. O impacto foi imediato: só no primeiro ano, as ocorrências de crimes nos locais monitorados reduziram em 40%.

Em 2023, 1.361 imagens captadas pela Muralha Digital foram compartilhadas com autoridades judiciais e policiais para ajudar a elucidar crimes. Em 2024, foram 2.397 imagens liberadas. 

Além das câmeras fixas, o uso de bodycams (câmeras corporais) pelo agentes da Guarda Municipal, iniciado em 2022, trouxe uma nova dinâmica para as abordagens, com redução no uso da força e maior transparência nas ações dos guardas municipais. O equipamento também tem sido fundamental para a coleta de provas e na apuração de possíveis irregularidades.

Reaparelhamento e ampliação da Guarda Municipal

Entre 2017 e 2024, a Guarda Municipal de Curitiba recebeu reforço, tanto no efetivo quanto no reaparelhamento.

Foram contratados 486 novos guardas municipais. A frota de veículos também foi renovada, com a ampliação do número de viaturas, motos e equipamentos necessários para a atuação em segurança pública, como armamento moderno e coletes de proteção. 

O reaparelhamento também incluiu o treinamento contínuo dos agentes, que, desde 1988, fazem uso de armamentos. Desde o início da gestão, o Centro de Formação da Guarda Municipal ofertou 258 cursos que contemplaram 37.343 participantes. 

Em oito anos, a Guarda Municipal atendeu 339.860 ocorrências, média de 115 ocorrências diárias. 

Atendimentos em projetos sociais oferecidos pela GM

  • 11 mil crianças atendidas na Guarda Mirim.
  • 1.164 apresentações do Teatro de Fantoches para 113,3 mil pessoas.
  • 348 apresentações de Contação de Histórias para 51,1 mil pessoas.
  • 478 apresentações do Cão Amigo para 164,7 mil pessoas.
  • 106 apresentações do Cidadão em Guarda para 11,6 pessoas.

Patrulha Escolar e segurança nas escolas

A segurança nas escolas municipais também foi uma prioridade. A Patrulha Escolar foi ampliada, com mais equipes da Guarda Municipal e viaturas, além da instalação de câmeras de videomonitoramento e botões de emergência em todas as 187 escolas da rede municipal de ensino, garantindo maior proteção aos alunos e à comunidade escolar.

Proteção às mulheres

No âmbito da proteção às mulheres, um grande avanço foi a implementação do botão do pânico para vítimas de violência doméstica. Desde 2017, mulheres sob medida protetiva passaram a contar com essa ferramenta, garantindo uma resposta rápida em caso de risco iminente.

Além disso, a Patrulha Maria da Penha foi fortalecida, com novas viaturas e tablets para agilizar a emissão de boletins de ocorrência. Foram 51.737 atendimentos prestados às vítimas de violência e 2.715 prisões de agressores.

Ações integradas e inteligência

A Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito promoveu diversas operações conjuntas com a Polícia Militar, Polícia Civil e outras forças de segurança, incluindo ações como o "Balada Protegida", "Trânsito Seguro", "Centro Seguro" e "Paz no Futebol". Essas operações visam combater crimes, melhorar a sensação de segurança e promover a proteção em áreas de grande movimentação, como terminais de ônibus e eventos públicos.

Pelo Departamento de Inteligência (DTI) também foram articuladas importantes operações, como a Retináculo, que coíbe o crime de receptação de materiais furtados pertencentes ao patrimônio da Prefeitura. Além da operação contra fura-catracas, que tentam embarcar no transporte público sem pagar passagem. O DTI também contribui na prevenção de crimes como furtos de cabos e fios de energia elétrica. 

De 2017 a 2024, foram realizadas 4.761 operações integradas. 

GGI e Consórcio Intermunicipal

Outra inovação foi a criação do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba, em 2017, que integrou as Guardas Municipais da RMC, potencializou a segurança e proporcionou uma resposta mais rápida e coordenada em situações de emergência.

O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) Municipal de Segurança Pública atuou na interlocução com outros órgãos de segurança, como os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), e no fortalecimento do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (Coin-GM) que, em 2023, conquistou sede e equipe própria, em Curitiba.

Também foram retomados os trabalhos do Observatório de Segurança Pública Municipal.

Segurança de edificações e imóveis

Ao longo da gestão, a Coordenadoria de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) quase quadruplicou sua produtividade com reforço na equipe e a adoção de tecnologias. Em oito anos, o órgão realizou 16.842 atendimentos. A melhoria resultou na mitigação dos riscos estruturais.

Política Sobre Drogas

A Política Municipal sobre Drogas apostou em projetos que atendessem desde a prevenção ao uso até a reinserção social dos usuários.

Uma das grandes conquistas do departamento foi a retomada do diálogo e articulação com entidades e Comunidades Terapêuticas Acolhedoras que, ao longo dos oito anos, foram certificadas pelo Departamento e Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comped).

Outra marca importante, foi a inauguração, em 2024, do Hotel Social Santorini, a nova sede do projeto social Nova Morada Vida Nova. O local oferece acomodações provisórias para até 100 pessoas. Estão inclusos no projeto homens e mulheres que enfrentam desafios relacionados ao uso de drogas, estão em situação de rua ou vulnerabilidade social, além de egressos de comunidades terapêuticas.

“As pessoas serão acolhidas aqui para um curso profissionalizante, para terem direito a um emprego, para terem um dia seguinte. Para que nós tenhamos a Curitiba que merecemos, para que nós façamos o efetivo resgate social, para que nós completemos o círculo de erguimento dos desvalidos, abre-se hoje este hotel social”, destacou o prefeito Rafael Greca, durante a cerimônia de inauguração. 

Números da Política Sobre Drogas (2017-2024) 

  • 41,9 mil atendimentos no projeto Nova Morada Vida Nova.
  • 610 parcerias e ações integradas com diferentes órgãos governamentais e setores da
  • sociedade civil.
  • 37,6 mil atendimentos especializados a dependentes químicos em praças da cidade no Projeto Intervidas.

Tecnologia e Prevenção Climática

A Defesa Civil, vinculada à SMDT, também deu um salto na capacidade de resposta a desastres naturais. Nos últimos anos, a Secretaria adquiriu 11 estações meteorológicas, três hidrológicas e uma pluviométrica, equipadas com sensores para monitoramento de chuva, radiação solar, velocidade do vento. Esses investimentos aumentaram a capacidade de prevenção e resposta a desastres, como enchentes e tempestades.

Além da tecnologia de ponta, a Defesa Civil conta com o apoio da comunidade. A diretora do CMEI Lar Dona Nenê, Neira Carmen Araújo da Silva, é uma das voluntárias, responsável por monitorar o nível do rio. "Estou sempre ativa, monitoro e envio fotos para o grupo da Defesa Civil sempre que chove", conta.

Números da Defesa Civil (2017-2024)

  • 7.804 atendimentos a ocorrências.
  • Capacitação de 19.776 voluntários.
  • 80 capacitações de atuação em acidentes domésticos e em intempéries climáticas.
  • 3.811 simulados do Programa Conhecer para Prevenir, ampliado para 100% da Rede Municipal de Ensino.