Nesta quarta-feira (9/4), o Instituto Municipal de Turismo lançou oficialmente o Selo Produto Original de Curitiba, uma certificação que reconhece a autenticidade, qualidade e identidade dos produtos que representam a essência curitibana.
O evento aconteceu na Casa Hoffmann, no coração do Largo da Ordem, e contou com a presença do prefeito Eduardo Pimentel e do presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT), José Luiz Velloso. A cerimônia reuniu artesãos, produtores criativos e representantes do setor cultural para celebrar quem faz da cidade uma vitrine de originalidade.
A ação fez parte da tradicional comemoração pelo Dia do Artesão, celebrado em 19 de março, e promovida pelo Liceu de Ofícios Criativos. Mais do que um encontro, o dia foi de trocas, inspiração e reconhecimento para quem ajuda a contar a história de Curitiba por meio de produtos únicos e cheios de identidade.
A cara da cidade
O Selo Produto Original de Curitiba é mais que um carimbo na embalagem. Ele certifica que aquele item tem originalidade, qualidade, relação direta com a cultura curitibana e, sempre que possível, um compromisso com a sustentabilidade. E tem validade: dois anos, renovável mediante nova avaliação.
“O selo valoriza quem faz da arte um modo de vida e de expressão. É um reconhecimento à autenticidade e à criatividade curitibana. A partir de agora, quem visitar as feiras e lojas da cidade vai poder identificar de cara o que é feito com a alma de Curitiba”, disse o prefeito Eduardo Pimentel, durante o evento, logo após assinar o decreto que oficializa a criação da certificação.
O prefeito ainda salientou que o objetivo da nova certificação é o aumento da produção, das vendas e consequentemente da geração de riqueza. “Que vocês produzam mais, vendam mais, ganhem mais dinheiro, reinvistam no negócio de vocês, apoiem a família, sustentem a família, contratem pessoas. Nós queremos que a cidade desenvolva. Essa é a nossa principal missão e é isso que eu quero como prefeito da cidade”, concluiu Pimentel.
Segundo Velloso, o selo também fortalece a economia local e abre novas portas para os artesãos. “A proposta é colocar Curitiba no mapa da originalidade. Queremos que o turista leve pra casa não só uma lembrança, mas uma parte da nossa história, feita com qualidade e significado. Criatividade aqui é matéria-prima e agora, tem até selo para provar”, declarou.
A construção do selo foi feita de forma colaborativa. O Sebrae, os artesãos e a Comissão das Feiras de Artes e Artesanato tiveram participação direta na criação do regramento, das metodologias e das estruturas da página que irá receber as inscrições. O Centro de Design da UFPR também contribuiu para o desenvolvimento das ideias e identidade do selo.
Além do lançamento, a programação incluiu uma palestra com Myria Tokmaji, refugiada síria que reconstruiu sua vida no Brasil, uma mulher que transformou a própria vida por meio da arte e da música, através do poder transformador da cultura e da expressão criativa. Myria é fundadora da marca Ebla Joias e integrante da Orquestra Ladies Ensamble.
Em breve, o edital com os critérios completos para solicitar o selo estará disponível no site curitibacriativa.curitiba.pr.gov.br. Os interessados poderão submeter seus produtos para análise e, se aprovados, usar o selo em embalagens, materiais de divulgação e eventos oficiais do turismo curitibano.
Presenças
Também prestigiaram o evento o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão, e os vereadores Rafaela Lupion, Fernando Klinger, Marcos Vieira, Renan Ceschin e Meri Martins.