O Instituto Municipal de Turismo (IMT), em parceria com o Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Governo Municipal (SGM), lança neste sábado (3/12), o e-book Turismo e Acessibilidade nos atrativos de Curitiba. A iniciativa faz parte das ações do município no âmbito do Destino Turístico Inteligente (DTI), do Ministério do Turismo.
CLIQUE AQUI para ter acesso ao Guia de Acessibilidade Turística de Curitiba.
O lançamento do guia é uma alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente no dia 3 de dezembro. Uma data que visa ampliar a conscientização sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos sociais, entre eles o cultural. Alinhado a esse propósito, o guia apresenta os recursos de acessibilidade nos principais locais de visitação turística da cidade.
“O guia conta inicialmente com 10 atrativos, mas continuamos trabalhando para ampliar e ir atualizando ao longo do tempo. A ideia é oferecer informações confiáveis para que as pessoas com deficiência possam fazer as melhores escolhas em seus passeios por Curitiba”, explica Maíra Pedron, do setor de Produtos Turísticos no IMT.
Como funciona
O e-book está postado no site do Turismo da cidade, na área O que fazer e pode ser acessado clicando aqui. São apresentados os seguintes aspectos de cada local:
Características do entorno
Tratando sobre os acessos ao local, calçadas, vagas de estacionamento exclusivas, distância e acesso das paradas de ônibus. Mostrando o que cada atração oferece de acessibilidade, facilitando a escolha do local que melhor atende as necessidades dos visitantes com deficiência.
Estrutura
A parte arquitetônica dos locais, rampa, piso tátil, banheiros, entre outros.
Comunicação
Apresenta se a atração possui informações em braile, audiodescrição, libras, sinalização, entre outros.
Experiência
Aborda se há algo específico neste atrativo, se a equipe é preparada para o atendimento da pessoa com deficiência, como é a visita ao local, se são ofertados dispositivos para facilitar a visita.
Confira os locais mapeados no guia
Memorial Paranista, Museu Oscar Niemeyer, Ópera de Arame, Rua 24 Horas, Torre Panorâmica, Parque Tanguá, Cine Passeio, Passeio Público, Jardim Botânico e Memorial Árabe.
O guia atende a um dos requisitos do Eixo Acessibilidade da metodologia DTI Brasil, implantada pelo Ministério do Turismo, na qual Curitiba é um Destino em Transformação.