Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Não é não

Curitiba lança campanha “Respeite Meu Espaço”, para combater a importunação sexual no pré-carnaval

Curitiba lança campanha “Respeite Meu Espaço” no pré-carnaval para combater a importunação sexual. Curitiba, Arquivo. FOTO: José Fernando Ogura/SMCS

Neste domingo (26/1), a Secretaria da Mulher e Igualdade Étnico-Racial dá início à campanha “Respeite Meu Espaço”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre importunação sexual e promover o respeito à diversidade durante os eventos do pré-carnaval em Curitiba. A primeira ação será realizada no bloco Garibaldi e Sacis, na Regional Tatuquara, das 15h às 17h, com distribuição de materiais informativos e orientações sobre importunação sexual, racismo e LGBTfobia.

A SMIR também irá compor o júri do Cortejo Real, marcado para o dia 4 de fevereiro, como parte das ações de valorização da cultura negra. A iniciativa reforça o combate ao racismo e à violência contra mulheres, incluindo a importunação sexual. Na ocasião, também serão distribuídos materiais informativos sobre o tema. Além disso, a Secretaria oferecerá suporte técnico e administrativo ao Bloco Afropretinhosidade durante as festividades do pré-carnaval.

Programação completa da campanha

Após o lançamento neste domingo, a campanha segue durante todo o período pré-carnavalesco, com ações programadas em diferentes regiões da cidade:

02/2 – Afro Pretinhosidade (14h, Praça Tiradentes).
04/2 - Juri do Carnaval (20h, no Memorial de Curitiba).
08/2 – Bloco Ela Pode, Ela Vai (horário e local a confirmar).
09/2 – Cortejo Garibaldi e Sacis (15h, do Paço da Liberdade até o Boca Maldita).
16/2 – Afro Pretinhosidade (14h, Largo da Ordem).
16/2 – Garibaldis e Sacis (15h, na Av. Marechal Deodoro).
22/2 – Bloco Ela Pode, Ela Vai (horário e local a confirmar).

Por que é importante?

A campanha busca não apenas informar sobre a Lei de Importunação Sexual (13.718/2018) — que prevê penas de até cinco anos de prisão para atos não consentidos —, mas também reforçar a importância do respeito e da compreensão de que “não é não”. 

"O pré-carnaval e o carnaval são espaços de festa e liberdade, mas essa liberdade só pode ser exercida de forma plena quando há respeito mútuo. Nosso objetivo é garantir que todos tenham um ambiente seguro para se divertir", afirma a Secretária da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, Marli Teixeira.

De acordo com o relatório de Segurança Pública do Paraná, os casos de importunação sexual aumentaram 24% durante o carnaval de 2022, em comparação ao ano anterior. Além disso, o estado registrou 3.237 ocorrências em 2023, frente a 2.339 em 2022, segundo o Anuário Brasileiro de Violência de Segurança Pública. 

Mais do que números: uma mudança cultural necessária

Além de enfrentar as estatísticas, a campanha busca desconstruir preconceitos e combater uma ideia bem comum,  de que as vítimas são responsáveis pelos atos de violência que sofrem. "Respeitar o espaço do outro é mais do que um princípio legal, é um ato de humanidade", reforça Marli.

Serviço

Campanha Respeite Meu Espaço – Lançamento
Data: domingo (26/1)
Horário: 15h às 17h
Local: Rua Poeta Bernardo Guimarães, 412 – Regional Tatuquara