Curitiba já tem quase dez mil cadastros de motoristas por aplicativo analisados e agora a Urbs (Urbanização de Curitiba S.A.) aguarda que os motoristas entreguem documentos pendentes. O total é de 17,2 mil inscritos.
A partir do próximo dia 1º de fevereiro os motoristas não cadastrado poderão ser multados por transporte ilegal, conforme a legislação de trânsito. O cadastramento, no entanto, poderá ser feito a qualquer tempo pelos motoristas.
“É importante que os motoristas se cadastrem até o dia 31 de janeiro. Temos equipes atendendo de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30. Além disso, a pessoa pode fazer também via internet”, esclareceu o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.
O presidente da Urbs reforça que o cadastro é importante para valorização da categoria, segurança dos passageiros, gestão do modal no município, inibição de clandestinos e conhecimento da quantidade de motoristas que prestam esse serviço atualmente. Ele lembra que o cadastro foi amplamente discutido com a categoria, que fez várias sugestões, entre elas a gratuidade do processo junto à Urbs.
“A intenção não é punir, e sim orientar”, afirma Ogeny.
O cadastramento foi iniciado em 21/10 do ano passado. A medida obedece ao decreto, assinado pelo prefeito Rafael Greca em agosto, que amplia a regulamentação do serviço na cidade.