Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
BALANÇO 8 ANOS

Curitiba investiu em inovação para ir da criação do Vale do Pinhão ao título de Cidade Mais Inteligente do Mundo

O prefeito Rafael Greca recebeu o principal prêmio do World Smart City Awards, na categoria “Cidades”. Foto: Divulgação

A partir de 2017, a gestão Rafael Greca e Eduardo Pimentel à frente da Prefeitura retomou o DNA inovador e de vanguarda de Curitiba, ao investir em soluções de governança com foco em smart cities (cidades inteligentes), tendo a tecnologia como ferramenta para melhorar a vida do cidadão e a inovação para promover a transformação social.

Assim, nos últimos 8 anos, a Prefeitura criou e retomou políticas públicas voltadas ao empreendedorismo, economia criativa e tecnologia, que resultaram no lançamento do ecossistema de inovação Vale do Pinhão e culminou na conquista de mais de 180 prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais, em todas as áreas.

Vale do Pinhão

Em março de 2017, Greca lançou o Vale do Pinhão, que integrou o ecossistema de inovação de Curitiba - poder público, empresas e startups, universidades e pesquisadores e a sociedade civil - com o propósito comum de acelerar o desenvolvimento socioeconômico de Curitiba.

“O Vale do Pinhão nasceu inspirado no Vale do Silício para efervescer a inovação em Curitiba. Instalamos a Agência Curitiba no antigo Moinho Rebouças, que se tornou o Engenho da Inovação e que, este ano, ganhou o Pinhão Hub. O Vale do Pinhão se expandiu por toda a cidade e hoje é conhecido em todo o mundo; atraindo investidores, empresas e novos talentos à cidade para prosperar e gerar prosperidade”, diz o prefeito Rafael Greca.

No Vale do Pinhão, a Prefeitura retomou os programas Bom Negócio e Tecnoparque, criou o Empreendedora Curitibana; abriu quatro novos Espaços Empreendedor, inaugurou os inéditos Worktibas e o Pinhão Hub, lançou o Invest Curitiba e a Escola de Inovação, aprovou as leis de Inovação, Sandbox, Inteligência Artificial e implantou a Secretaria da Inteligência Artificial.

Inteligência Artificial

Curitiba foi a primeira capital brasileira a criar legislação específica (Lei Municipal 16.321/2024) e uma secretaria especial para regulamentar e desenvolver projetos com Inteligência Artificial (IA), ambas em 2024.

A Secretaria de IA também realizou debates sobre os rumos da tecnologia com especialistas de big techs, como OpenIA, Nvidia e Google.

Brilho de diamante

Os 219.938 mil microempreendedores individuais (MEIs) de Curitiba ganharam quatro novos Espaços Empreendedor - o mais recente, aberto em 16/12/24,  pelos bairros, onde têm acesso a informações e serviços gratuitos para seus negócios.

Entre 2017 e outubro de 2024, os 9 Espaços realizaram 1.289.034 mil atendimentos e realizaram 7 edições do Mutirão MEI.

O trabalho é ofertado com excelência: em 2024, os 9 Espaços Empreendedor receberam o Selo Diamante, premiação máxima do Sebrae para qualidade de atendimento.

Qualificação empreendedora

Nesses 8 anos, os micro e pequenos empreendedores se qualificaram gratuitamente em diferentes programas:

· Curitiba Empreendedora: realiza formações rápidas nas Ruas da Cidadania, parceria da Agência Curitiba com o Sebrae/PR. Nesses últimos 8 anos, foram realizadas 368 capacitações a 12.069 participantes;

· Mentorias Escola de Inovação: Lançado em 2024, auxiliou 74 empresários a resolverem questões pontuais partir da troca de experiências com 30 especialistas;

· Bom Negócio: Reformulado em 2018 para atender demandas do mercado, o programa leva o empreendedor para as salas de aula de 10 parceiros (Uninter; EadSimples; Figueiredo Sens Advogados Associados; Kenzie Academy; Sebrae/PR; UniCuritiba; UniFAE; UFPR; Universidade Positivo e ViaCredi), onde ele aprende com especialistas. Entre 2018 e 2024, o programa somou 15 mil pessoas cadastradas;

· Empreendedora Curitibana: Lançado em 2018, o programa incentiva e alavanca negócios comandados por mulheres de Curitiba e RMC. Desde 2018, o programa somou 14,2 mil participantes em 154 eventos;

· 1º Empregotech: Lançado em 2020 em parceria com a Fundação de Ação Social (FAS), ofertou 3,2 mil vagas a jovens de 16 a 29 anos se qualificarem em TI e buscar o primeiro emprego;

· Empregotech 40+: Realizado em 2023 en parceria com Minsait/Indra, ofertou aulas online de qualificação em TI para pessoas com 40 anos ou mais;

· Prêmio Empreendedora: Entre 2017 e 2024, foram realizadas 5 edições da premiação que reconhece o trabalho de mulheres empreendedoras, com 1.037 inscritas de Curitiba e RMC;

Escola de Inovação

Em 2023, Curitiba ganhou a Escola de Inovação, que integra uma agenda de cursos, palestras, oficinas, workshops voltada ao desenvolvimento de profissionais e de empreendedores, entre eventos privados e os dos programas de empreendedorismo da Prefeitura gerenciados pela Agência Curitiba.

Em junho de 2024, a Escola de Inovação firmou parceria com a UTFPR para cursos de especialização e extensão para empresas do Tecnoparque.

Conexão e networking

Para promover o networking, novos negócios e debates sobre tendências do mercado, a Agência Curitiba realiza eventos como:

· Business Round – Happy hour de negócios mensal do Vale do Pinhão, criado em 2019, teve 41 edições, com 7,4 mil participantes;

· Paiol Digital – O “TED Talk do Vale do Pinhão” teve sua primeira edição em junho de 2018. Desde então, foram 55 encontros mensais, com 20 mil participantes na plateia do Teatro Paiol;

· Conexões Vale do Pinhão – Maior encontro de ecossistemas de inovação do Paraná, o evento lotou, nos últimos quatro anos, no Teatro Guaíra, somando 7,6 mil pessoas;

· Link Vale do Pinhão – A 1ª edição do maior evento de inovação aberta do Paraná conectou cerca de 1 mil empresas e pesquisadores de Curitiba e RMC a 8 grandes empresas, gerando 372 propostas de parcerias.

Tecnoparque

O prefeito Rafael Greca relançou, em 2018, o Programa Tecnoparque, que já beneficiou 148 empresas de base tecnológica da cidade com a redução do ISS de 5% para 2%, com o R$386 milhões para inovar e contratar.

A Agência realizou 70 oficinas para a redação dos projetos, para 383 empresas.

Juntas, as empresas do Tecnoparque geram 21 mil empregos e somam um faturamento de entrada de R$ 7,4 bilhões, com projeção de crescimento em 110% ao final do projeto.

Smart City Expo Curitiba

Com o Smart City Expo Curitiba, Curitiba se torna o centro internacional das discussões e negócios para cidades inteligentes como sede brasileira da franquia da Fira Barcelona.

Desde 2018, foram 5 edições, totalizando 54,1 mil visitantes. Este ano, foram 16,8 mil visitantes, de 580 cidades em 50 países do mundo e 180 palestrantes. A 6ª edição será entre 25 e 27 março de 2025.

Nas 5 edições, o estande Smart Plaza Vale do Pinhão apresentou soluções de smart city da Prefeitura, de empresas e startups da cidade e da RMC.

Coração do Vale do Pinhão

Em março de 2024, a cidade ganhou o Pinhão Hub, centro de inovação na edificação central do Engenho da Inovação, no Rebouças, materialização o coração do Vale do Pinhão, ponto de encontro do ecossistema.

Conta com 28 residentes (empresas, startups e investidores); recebeu 16 eventos corporativos; comitivas nacionais e internacionais, gravou podcasts e realizou aulas de inovação a estudantes e universitários.

Também sedia eventos dos programas de empreendedorismo e inovação da Prefeitura.

Invest Curitiba

Em 2023, Greca lançou o programa de atratividade econômica Invest Curitiba, com uma plataforma de informações socioeconômicas da cidade, em três idiomas. Uma nova versão do site será lançada em breve, sendo o primeiro portal Invest do mundo a utilizar ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e Business Intelligence (BI).

O programa também firmou um protocolo de intenções entre Curitiba e a Câmara do Comércio Brasil-Canadá (CCBC), que já resultou em visitas técnicas à cidade.

Em março de 2024, lançou o Innovate Curitiba, primeiro portfólio internacional de uma cidade da América do Sul no projeto Innovate World, com 150 instituições e empresas inovadoras da capital paranaense.

Por articulações da Agência Curitiba, via Invest, a capital paranaense tornou-se, em novembro deste ano, a primeira capital a estabelecer sua Estratégia Municipal de Economia de Impacto, o que permite a criação de políticas públicas para incentivar e fomentar empresas da Economia 2,5.

Lar de startups

Nos últimos dez anos, Curitiba multiplicou por 8 o número de startups, de 84 para 670, além de 185 ambientes de inovação. Além disso, tem 3 startups-unicórnio: Ebanx, MadeiraMadeira e Olist.

A cidade foi eleita como 2º ecossistema emergente mais promissor para startups na América Latina (ranking Global Startup Ecosystem Report 2023).

“Curitiba é uma cidade que tem um ambiente muito propício para asstartups se desenvolverem, precisam ter um ecossistema preparado, desde ter boas faculdades e universidades até ter apoio do ecossistema como um todo. Curitiba tem diversos ambientes. O Vale do Pinhão é um dos protagonistas desse ecossistema que fomenta o desenvolvimento das startups”, disse um dos fundadores e CEO da Chavi, Gustavo de Paula.

Vitrine

Entre as ações de promoção das empresas e startups de Curitiba e Região Metropolitana, foram realizados:

  • · 5 edições da Feira de Inovação da Rua XV;
  • · 5 cinco edições da Feira de Empreendedores, no Parque Barigui;
  • · 6 edições do Pitch Live Vale do Pinhão;
  • · 6 edições patrocinadas do Rocket RPC, reality show de startups.

Projetos da cidade

A Agência Curitiba participou de ações estratégicas da Prefeitura, como:

  • · Projeto de eletrificação do transporte público;
  • · Elaboração do edital do projeto piloto do Mobility as a Service (MaaS);
  • · Participação no grupo de trabalho do Climate Smart Cities Challenge;
  • · Elaboração do decreto que alterou a legislação sobre as antenas, em 2019, para a cidade receber a internet 5G.

Coworking inédito

Em 2017, o prefeito Greca inaugurou o Worktiba Barigui, o primeiro coworking público do Brasil. Depois, vieram mais dois: Worktibas Cine Passeio/Engenho da Inovação e Boqueirão. Ao todo, beneficiaram 350 empresas e instituições em estágio inicial.

Este ano, os Worktibas passaram a ser pré-incubadoras, espécie de “berço para startups”, para auxiliar no crescimento sólido de novas empresas.

Governança do ecossistema

O ecossistema instituiu, em 2019, o Conselho Municipal de Inovação.

Em 2021, é formalizado o Comitê de Governança do Vale do Pinhão, que conta com clusters empresariais de Turismo Inteligente, Alimentos, Metal Mecânica, Saúde e, o mais recente, Inteligência Artificial.

O Vale do Pinhão ingressou no TechRoad, acordo de cooperação entre Curitiba, Porto Alegre e Caxias do Sul (RS), Florianópolis e Joinville (SC) para atração de investimentos na Região Sul.

Em 2023, o modelo de governança é reformulado, com a criação das Redes de Inovação de Talentos, Ambientes e Capital. Este ano, o ecossistema ganhou sua primeira comunidade de startups, a Pinhão Valley Startup Community.

Em dezembro de 2024, renovou seu  Pacto pelo Vale do Pinhão, com a assinatura de  assinatura de um protocolo de intenções com 20 representantes de instituições públicas e privadas, em mais um passo no avanço da estruturação da governança do Vale do Pinhão.

Inovação em legislação

Em 2018, o prefeito Greca sancionou a Lei de Inovação de Curitiba. Em novembro de2019, por decreto, criou o Fundo Vale do Pinhão.

Um ano depois, assina o decreto do Sandbox Regulatório, que simplificou as regras para startups e empresas desenvolverem e testarem novas tecnologias.

Com o Sandbox, Curitiba firmou parceria com a Atech, empresa do grupo Embraer, para receber testes do uso de drones para delivery em ambientes urbanos em 2025.

Na pandemia

A integração dos atores do Vale do Pinhão foi essencial para a redução dos impactos da pandemia de covid-19 na cidade. A Prefeitura criou o Fundo de Aval que, desde 2020, liberou R$25,8 milhões em financiamentos a 420 micro e pequenas empresas. A cidade recebeu ainda doação de tecnologias em Saúde, como a videoconsulta do Doctoralia e o Robô Laura para triagem de casos suspeitos da doença.

A unicórnio Olist criou as lojas virtuais para a Feira de Artesanato e Feiras Livres. Startups compartilharam aplicativos para compras e vendas online a pequenos empresários. A Agência Curitiba realizou a Pesquisa de Impactos Empresariais, contribuindo para formatar o Plano de Retomada Econômica.O Fab Lab recebeu doação de insumos para a fabricação de 30 mil face-shields aos profissionais da Saúde.