A Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), lançou simultaneamente, nesta quinta-feira (31/8), os dois primeiros Espaços da Juventude de Curitiba, no Centro da Juventude Eucaliptos (Regional Boqueirão) e no Centro da Juventude Audi-União (Regional Cajuru).
Na abertura celebrada no Centro da Juventude Eucaliptos, também foi assinado o termo de cooperação técnica entre Prefeitura e Fundação Roberto Marinho para o uso da Plataforma Coliga, que oferta cursos gratuitos e de curta duração em áreas da economia criativa (Patrimônio, Música, Multimídia, Design e Artes Visuais). Com isso, os frequentadores dos Espaços da Juventude de Curitiba poderão acessar os cursos da plataforma da fundação.
Mais espaço
Os primeiros Espaços da Juventude de Curitiba são locais para formação e atividades de lazer e cultura dedicadas aos jovens das duas regionais.
“O objetivo é ampliar os locais destinados aos jovens, democratizar o acesso e fomentar as políticas públicas para este público”, destacou o prefeito em exercício de Curitiba, Marcelo Fachinello, na cerimônia de abertura.
As duas unidades são as primeiras abertas em 2023 dentro da meta do Plano de Governo do Município de Curitiba. Os demais Espaços da Juventude de Curitiba serão instalados, gradativamente, nas outras regionais da cidade.
“Eles são um verdadeiro centro de convivência e aperfeiçoamento jovem, para a prática do lazer, vivências artísticas e culturais, além da possibilidade de uso dos computadores e acesso à internet para formação, qualificação e trabalho”, destacou o secretário Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak.
Plataforma Coliga
A plataforma digital oferta cursos gratuitos, autoinstrucionais e de curta duração segmentados em cinco áreas da economia criativa – Patrimônio, Música, Multimídia, Design e Artes Visuais – além de temas transversais como Empreendedorismo, Línguas, Cidadania e Elaboração de Projetos Culturais, que dão suporte à trajetória dos jovens.
“Esta cooperação técnica vai permitir que jovens acessem os cursos nas estruturas dos Espaços da Juventude de Curitiba, com o objetivo de fortalecer redes e conectar pessoas, sejam estudantes, profissionais, instituições e comunidade. Todos estão convidados para aprender no nosso espaço”, disse Fabiana Cecy, gestora da Coliga e coordenadora de projetos da Fundação Roberto Marinho.
Diego Gabriel Bileski, de 15 anos e integrante do programa Agentes de Cidadania, apoiou a iniciativa. “Tenho aprendido muito com o programa, aproveito o Centro da Juventude Eucaliptos para lazer também e mais esse espaço (da Juventude de Curitiba) vai trazer ainda mais possibilidades para construir o meu futuro profissional e como cidadão”, disse.
Autoridades
Participaram do evento de lançamento a professora Silvia, coordenadora de Políticas Públicas para Juventude do Governo do Estado do Paraná, o superintendente da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Hideo Garcia, o assessor da Juventude da Smelj, Helton Stais, e os vereadores Oscalino do Povo e Beto Moraes.