Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Indústria audiovisual

Curitiba Film Commission mostra crescimento no apoio a produções audiovisuais no Inove Siapar

Prefeitura de Curitiba apresenta propostas e ações das Film Comissions no evento Inove SIAPAR 2024, no campus da FIEP. Na imagem, a superintendente da secretaria de Comunicação Social de Curitiba, Juliana Midori. Curitiba, 02/04/2024. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Nesta terça-feira (2/4), a Prefeitura de Curitiba apresentou as propostas e ações do Curitiba Film Commission, órgão municipal de apoio à indústria audiovisual da cidade. A participação aconteceu no Inove Siapar 2024, no Campus da Indústria - Sistema Fiep, no bairro Jardim Botânico.

Organizado pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Paraná (Siapar) e pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o evento teve apoio do Sebrae/PR, Curitiba Film Commission e PRFilm Commission.

“Nós estamos percebendo um total interesse da cidade e da Prefeitura em incentivar produções audiovisuais. Já há um número muito expressivo de produções sendo realizadas em Curitiba e não vamos parar por aqui”, conta a presidente do Siapar, Jussara Locatelli.

Incentivo à indústria audiovisual

No painel da Curitiba Film Commission, a superintendente da Secretaria Municipal de Comunicação Social (SMCS) e coordenadora da iniciativa, Juliana Midori, compartilhou as ações realizadas pelo órgão para o fomento da indústria audiovisual, em parceria com o Instituto Municipal de Turismo, a Fundação Cultural de Curitiba e a SMCS.

Em 2023, a Prefeitura concedeu mais de 170 autorizações de filmagem em locais públicos, que incluem a contrapartida social de presentes de Natal para crianças. O crescimento deve continuar neste ano, com mais ações de incentivo, além de doações de ração para cães e de cestas básicas para famílias vulneráveis como contrapartida.

“Nós sempre tivemos o objetivo de fomentar a indústria audiovisual em Curitiba e desde 2023 nossa estrutura está realmente crescendo nesse sentido. Além de providenciar as documentações, também achamos importante facilitar o contato com as produtoras”, explicou Juliana.

A palestra da Curitiba Film Commission também teve a participação do representante da PRFilm Commission, Luiz Gustavo Vilela, e da representante da São Paulo Film Commission e da SPcine, Ana Carolina Araújo.

Inove Siapar

O Inove Siapar contou com painéis, workshops e palestras para discutir os novos negócios e oportunidades proporcionados na indústria do audiovisual, e exposições de empresas do setor. Também participaram representantes da Agência Nacional do Cinema (Ancine), canais de TV, universidades, especialistas no tema e convidados.

“Nós temos dois auditórios para debater conteúdo e ainda mostramos toda a estrutura necessária para produtos audiovisuais de qualidade, com os prestadores de serviços certos. Nós estamos juntando todo o ecossistema de produções nesse formato, por isso é um evento único”, afirma a presidente do Siapar.

Curitiba Film Commission

A Film Commission é um órgão governamental com atuação no fomento e estímulo da indústria do audiovisual, além de estabelecer mecanismos de apoio técnico e logístico à produção cinematográfica, através do mapeamento dos cenários públicos, urbanos e rurais e do fornecimento de informações a todos os interessados em realizar projetos cinematográficos no território curitibano, em especial, sobre prestadores de serviços do mercado audiovisual.

A iniciativa impulsiona a economia criativa e o turismo local, gerando emprego e renda em setores importantes como gastronomia, hotelaria, lazer, transportes, e reconhece o potencial econômico do setor, que nacionalmente contribui com mais de R$ 27 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, superando a indústria automobilística.

No último ano, Curitiba foi palco de grandes produções, como os filmes Dr. Monstro e Estômago 2 – O Poderoso Chefe, de Marcos Jorge; Traição entre Amigas, de Bruno Barreto; Torniquete, de Ana Catarina Lugarini; e Verde Oliva, de Wellington Sari.

Em alta